13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Mônica Mattia é a nova presidente do Corede Serra

Nova presidente fica no cargo para o biênio 2020/2021, assumindo no lugar do ex-reitor da UCS, Isidoro Zorzi.

05/12/2019 às 11h04 Atualizada em 15/12/2019 às 17h29
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Na última semana, foi realizada a eleição na Diretoria Executiva e a Constituição do Conselho Fiscal do COREDE Serra, Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra, para o biênio 2020/21. Professora da UCS, a economista Mônica Mattia foi eleita presidente da entidade.

Em sua manifestação, Isidoro Zorzi, ex-reitor da UCS e presidente durante a Gestão 2018/2019, relembrou sua caminhada no Conselho, afirmando a importância da união dos COREDEs da Região Funcional 3 (Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra) e citando como grande destaque da última gestão a idealização do projeto denominado Circuito Integrado de Turismo da Serra Gaúcha, o qual se encontra em fase de planejamento. Também, agradeceu a Universidade de Caxias do Sul, afirmando que as universidades tiveram e têm papel fundamental na criação e manutenção dos COREDEs.

A nova presidente eleita, Monica Mattia, agradeceu pelo apoio dos presentes e reafirmou o papel do COREDE Serra na condução da Consulta Popular, sob orientação do Governo Estadual. Destacou o papel de articulação com as demais instituições regionais, visando acelerar o processo de desenvolvimento buscando aderência aos novos programas no âmbito do governo federal e estadual. Outro compromisso firmado foi o de construir estratégias que possibilitem a rápida inserção regional na nova economia, juntamente com as instituições representativas do poder público e do setor produtivo.

Na sequência, o presidente da AMESNE, prefeito Guilherme Pasin, destacou a importância da ação do COREDE Serra junto com as AMESNE no sentido de manifestar seu posicionamento com argumentação técnica sobre os principais temas que envolvem os municípios na atualidade: a reforma tributária, a extinção de municípios com menos cinco mil habitantes e a extinção FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Em sua manifestação final a presidente agradeceu aos presentes pelo apoio e a Universidade de Caxias do Sul pela confiança depositada, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional. A eleição contou com uma única chapa, sendo eleita por unanimidade. Tomaram posse as seguintes entidades:

Presidente: Mônica Beatriz Mattia – Universidade de Caxias do Sul

1º Vice-Presidente: Guilherme Pasin – AMESNE – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste

2º Vice-Presidente: Maristela Tomasi Chiapin – CIC Serra – Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial da Serra Gaúcha

3º Vice-Presidente: Isidoro Zorzi – Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

1º Secretário: Lucivane Guadagnin – Secretaria Municipal de Educação de Guabijú

2º Secretário: Rosa Mari Nicoletti Fontana – Prefeitura Municipal de São Marcos

3º Secretário: Sandra Dalmina – EMATER Regional Caxias do Sul

1º Tesoureiro: Juremir Milani – Trino Polo

2º Tesoureiro: Fernanda Magalhães Stalliviere – UERGS Caxias do Sul e Bento Gonçalves

3º Tesoureiro: Vilson Vicente Biessek – Prefeitura Municipal de Guaporé


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários