A comunidade de Bento Gonçalves está enfrentando um sério problema de abastecimento de água. Desde a terça-feira, 30 de abril, as torneiras de casas e apartamentos estão sem uma gota nas torneiras. Condomínios que possuem reservatórios já estão ficando sem abastecimento, assim como as pessoas que possuem caixa d'água em suas residências. Ainda não há previsão de retorno do abastecimento.
A situação já está beirando ao desespero entre alguns moradores. As famílias estão tendo que comprar água nos supermercados para beber e tomar banho. O problema ainda é mais sério em famílias de baixa renda, que não têm codnição de fazer esse tipo de aquisição em estabelecimentos. em alguns casos, as famílias possuem crianças pequenas, que necessitam de higiena mais vezes ao dia.
Segundo a Corsan, responsável pelo abastecimento em Bento Gonçalves, nesta sexta-feira, 3 de maio, o nível do arroio Barracão, em Bento Gonçalves, começou a baixar e já permite que as equipes da Corsan façam o conserto de uma tubulação que tinha sido rompida pela enchente na área de captação de água para tratamento. Além disso, mergulhadores da Corsan finalizaram a limpeza dos equipamentos que filtram impurezas da água e fizeram adequações nas câmaras de sucção, que direcionam a água do arroio para a bomba de captação.
As ações feitas e adequações realizadas ao longo do dia, permitiram chegar a uma vazão adequada para abastecer o sistema de forma gradativa. Com isso, as partes mais baixas do município já estão abastecidas e o restante será de forma gradual. Locais prioritários, como casas de saúde, estão sendo atendidos por caminhões-pipas. Apesar disso, não há uma previsão exata de quando o abastecimento será normalizado na cidade.
As condições do fornecimento de água em cada município podem ser acompanhadas no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento. Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
Mín. 17° Máx. 24°