Mais de 400 famílias estão necessitando de resgate em Bento Gonçalves. Este é o levantamento preliminar feito pela prefeitura na manhã desta sexta-feira, 3 de maio. Equipes voltaram a abrir caminhos em meio ao matagal para chegar nas pessoas que estão ilhadas. Dezenas de vítimas foram resgatadas nesta quinta-feira, 2 de maio.
De acordo com a Prefeitura de Bento Gonçalves, as equipes voltaram às trilhas na mata em busca de pessoas que estão isoladas em diversas áreas do município. As equipes acessaram pontos da Linha Alcântara, Imaculada Conceição, Linha Demari e Veríssimo de Mattos. Foram resgatadas cerca de 60 pessoas encaminhadas ao Salão Nossa Senhora do Rosário, que serve de ponto-base para o trabalho das equipes. No local, as famílias são recebidas pela equipe da Secretaria de Saúde, recebem alimentação, roupas, cobertores, colchões e o necessário para o acolhimento. A equipe de assistentes da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social também realiza o acolhimento das famílias.
As equipes também conseguiram chegar no salão da Linha Alcântara, que abriga cerca de 80 famílias, que continuam sem acesso para sair do local. Médicos e bombeiros estiveram no local levando mantimentos e verificando feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 12 atendimentos de pessoas com fraturas e ferimentos causados pelos deslizamentos de terra. Todos foram encaminhados para atendimento de emergência.
Como ajudar
Para quem quer ajudar com comida pronta e marmitas para as pessoas que estão isoladas, o contato pode ser feito com a secretária de Finanças, Elisiane Schenatto, que está coordenando a doação de alimentos, pelo número (54) 99135-7722.