A angústia de moradores que estão em áreas de difícil acesso de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, deve durar pelo menos mais um dia. Eles estão à espera da chegada de duas aeronaves do Exército Brasileiro para serem resgatadas. Serão dois helicópteros que estão sendo aguardados desde a noite da terça-feira, 30 de abril, mas ainda não chegaram.
Serão dois helicópteros Panther que serão utilizados para o resgate de cerca de 60 pessoas que estão em locais de difícil acesso. Porém, as aeronaves estão no aeroporto de Criciúma e estão esperando o tempo melhorar para poderem voar. Uma das aeronaves levará engenheiros e técnicos da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) para a barragem da Usina Hidrelétrica Monte Claro. A estrutura tem risco de colapsar por conta do volume de água. A casa de máquinas foi inundada e a situação é de emergência. A abertura para diminuir a pressão será feita de forma manual pelos profissionais.
A situação é muito delicada, pois os dois helicópteros não conseguem voar em condições climáticas adversas (chuva). Como o tempo não melhora, as aeronaves não conseguiram nem sair da cidade catarinense. A comunidade torce para que o tempo fique um pouco mais firme nesta sexta-feira, 3 de maio, para que os resgates comecem a acontecer.
Somente na localidade de Veríssimo de Mattos são 20 pessoas esperando pelo resgate das aeronaves. São 6 idosos, 6 crianças e 8 adultos que estão abrigados no salão da comunidade São Pedro 71.