15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Pernil na laranja com mini cebolas para a ceia de Natal

Grandes comemorações pedem pernil temperado. Aqui, ele é assado com mini cebolas e suco de laranja e ganha o sabor exótico da pimenta da jamaica.

03/12/2019 às 16h49 Atualizada em 01/01/2020 às 14h05
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Enfim, estamos chegando perto do Natal, época de muita alegria, reunir família, fotos, troca de presentes e fartura à mesa. E por falar em fartura nada mais tradicional do que um peru para a ceia de natal! Mas por que um peru?

A tradição de comer peru, na ceia de natal, teve sua origem nos Estados Unidos, em comemoração ao Dia de Ação de Graças (na quarta quinta-feira do mês de novembro). Seria o dia de agradecimento pelos bons acontecimentos daquele ano. Essa tradição teve início no ano de 1621, e com o costume, logo o peru foi adotado como alimento principal em grandes festividades em alguns países, como símbolo de fartura.

Mas não somente de peru vive uma ceia de Natal. Em diferentes países há diferentes pratos tradicionais como, por exemplo, na Rússia, que se evita comer carne. Na Jamaica, há o uso abundante de ervilhas, enquanto na Alemanha, a tradição é a carne de porco. Já em Portugal, bacalhau com batatas e couve, embora, o peru esteja presente.

E mesmo que não tenha demorado para que o Brasil acolhesse o peru em sua ceia de Natal, atualmente, em nosso País, o consumo de pernil de porco e de chester se aproximam ao consumo do próprio peru. O chester, por exemplo, é uma ave desenvolvida a partir da espécie Gallusgallus natural da Escócia. E foi trazida para a América, em 1979, como alternativa mais barata ao peru. Deu certo.

Com esse nosso enorme País, de fato, nós temos várias tradições culinárias, cada região com sua diferença.

Confira a receita de Pernil na laranja com mini cebolas 

Rendimento: 18 porções

Valor nutricional: 503 calorias por receita

Ingredientes para o pernil

- 1 pernil congelado temperado 

- Raspas e suco de uma laranja

- 10 dentes de alho sem casca

- 20 Mini cebolas descascadas

- 2 colheres (sopa) de margarina cremosa

- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

- 1 colher (sopa) de pimenta da jamaica em grãos

- 3 colheres (sopa) de margarina cremosa

- 1 xícara (chá) de cebola cortada em cubos pequenos

- 3 dentes de alho pequenos picados

- 6 colheres (sopa) de uva-passa preta

- 3 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido

- Sal a gosto

Ingredientes para o crispies de abobrinha

- 2 xícaras (chá) de óleo de soja

- 3 Abobrinhas Italianas cortada em rodelas bem finas

- Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto  

- Sal a gosto

Modo de fazer o pernil

1. Descongele o pernil seguindo as instruções da embalagem.

2. Preaqueça o forno em temperatura alta (250ºC).

3. Retire o pernil da embalagem e acomode numa assadeira. Polvilhe as raspas de laranja e comece o preparo básico seguindo as instruções da embalagem.

4. No momento de colocar o papel alumínio, antes adicione o suco de laranja e retorne ao forno, abaixando a temperatura para 200ºC.

5. Retire o papel alumínio e acrescente os dentes de alho e as mini cebolas. Pincele o pernil com  margarina e polvilhe o açúcar mascavo e a pimenta da Jamaica sobre as cebolas e o pernil e volte ao forno para terminar de assar.

6. Enquanto o pernil finaliza no forno, prepare o arroz e as abobrinhas.

Modo de fazer o arroz

1. Ferva 6 xícaras (chá) de água.

2. Em uma panela, aqueça a margarina, refogue a cebola e as uvas passas. Adicione o arroz, misture e tempere com sal. Junte toda a água quente, mexa e quando começar a ferver abaixe o fogo. Cozinhe em panela semi-tampada até a água secar. Reserve aquecido.

Modo de fazer o crispies

1. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as rodelas de abobrinha até ficarem crocantes. Escorra sobre papel absorvente, tempere com sal e pimenta e salpique sobre o arroz.

2. Transfira o pernil para uma travessa, ao redor acomode as cebolas, os dentes de alho e sirva em seguida com o arroz.




* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários