Pelo menos nove pessoas foram presas de forma temporária em Bento Gonçalves nesta terça-feira, 30 de abril. Os acusados foram capturados em uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal, que investiga um esquema criminoso de extorsão comandado na Capital do Vinho. Pelo menos cinco vítimas do crime foram identificadas em Brasília.
A Operação Vindima foi deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal, com o intuito principal de desarticular uma organização criminosa especializada em extorsão virtual. Esta facção, liderada por indivíduos que recentemente estavam reclusos no sistema prisional, executava um esquema de aliciamento e extorsão através de plataformas de relacionamento online, o famoso golpe dos nudes. No cumprimento da operação, foram expedidos e efetivados sete mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão. No total, nove pessoas foram presas.
Os líderes da organização criminosa coordenavam as operações ilícitas de dentro de estabelecimentos prisionais, demonstrando alto grau de organização e abuso das facilidades de comunicação dentro do sistema carcerário. O grupo tinha como alvo homens usuários de sites de relacionamento. Após estabelecer contato e ganhar a confiança das vítimas, convenciam-nas a enviar fotografias íntimas. Com posse das imagens, iniciavam um processo de extorsão, ameaçando divulgar o conteúdo sensível caso não fosse realizado um pagamento na ordem de 20 mil reais.
Os acusados foram encontrados usando a localização dos aparelhos celulares utilizados nas ações. Os membros da organização criminosa são investigados pelos seguintes crimes: Extorsão, Lavagem de dinheiro, Corrupção de menor e Associação criminosa. Segundo o advogado dos presos, Vinícius Boniatti, qualquer manifestação sobre o caso será feita somente em juízo.