O grande volume de chuvas que cai sobre Bento Gonçalves desde a tarde da segunda-feira, 29 de abril, começa a causar transtornos mais sérios em algumas regiões. Além do alagamento em diversas localidades, deslizamentos de terras são registrados em alguns pontos. Várias localidades do interior estão com acesso interrompido. A Prefeitura de Bento Gonçalves está com equipes espalhadas por diversos locais da cidade.
De acordo com a Prefeitura de Bento Gonçalves, várias estradas foram bloqueadas para garantir a segurança dos motoristas. Entre as interdições mais significativas estão o trecho entre a Dávile Sandrin e BR 470, na região da Busa, e na Rua Aristides Bertuol, onde o trânsito foi reduzido a meia pista, devido ao risco de deslizamentos no trecho. A ponte de acesso à Linha Zemith também foi interditada, assim como o trecho na localidade 15 da Graciema, devido a alagamentos.
No bairro Fátima, especificamente entre as Ruas Hermenegildo Poloni e Francisco Tomasi, a situação é crítica. As obras de ampliação da rede de drenagem foram intensificadas após o arroio transbordar por causa da chuva intensa. Além disso, a comunidade de Tuiuty enfrenta desafios com um trecho interditado na Linha Rosário devido ao transbordamento de um córrego, e outra ponte próxima ao Rio das Antas também foi bloqueada.
No Vale dos Vinhedos, um trecho crucial da ERS 444 entre a Vinícola Aurora e o Posto Sim está bloqueado. Também há vários pontos com famílias ilhadas por causa das fortes chuvas. O secretário de Agricultura, Mauro Villa, ressaltou a intensidade dos trabalhos das equipes municipais: “Estamos com todas as nossas equipes atuando fortemente em cada trecho que esteja bloqueado ou com risco iminente de um possível deslizamento. Nosso compromisso é garantir a segurança das nossas comunidades”.
A Prefeitura solicita que os moradores e motoristas evitem áreas próximas aos locais de risco e sigam as orientações das autoridades locais. Emergências podem ser reportadas aos números 153 ou 193, que estão disponíveis para atendimento à população.
Confira alguns trechos do interior que requer maior atenção
Faria Lemos
A ponte de pequeno porte localizada no Vale Aurora está bloqueada.
Trecho bloqueado na Travessa da Linha Paulina, em direção ao Vale Aurora
Trecho bloqueado na ponte entre Faria Lemos e Cotiporã. As equipes aconselham que a população não se aproxime do local, devido ao risco de possíveis deslizamentos.
Tuiuty
Na comunidade da Linha Rosário tem um trecho interditado em virtude de um córrego que transbordou.
A ponte de pequeno porte, próximo ao Rio das Antas, sentido Comunidade Passo Velho, transbordou e também se encontra interditada. As equipes seguem trabalhando no local para garantir a segurança da comunidade.
Vale dos Vinhedos
Trecho bloqueado na ERS 444, entre a Vinícola Aurora e o Posto Sim.
Trecho bloqueado também na ponte localizada na Linha Zemith.