Em finais realizadas no sábado, dia 30, no Estádio Aristides Bertuol, em Bento Gonçalves, a Copa Inovação conheceu os campeões da edição de 2019. A equipe sub-15/16 do Clube Esportivo foi heroica no tempo normal, no entanto, nos pênaltis, o título da competição ficou com a equipe da Apafut, de Flores da Cunha.
Na categoria sub-15, o Esportivo entrou em campo em busca do bicampeonato da competição. Na etapa inicial, o Esportivo teve dois atletas expulsos, dificultando a situação da equipe na partida. Com a vantagem, a Apafut se jogou para o ataque e abriu o placar.
Na segunda etapa, no entanto, o Esportivo passou a dominar as ações do jogo mesmo com dois a menos em campo. Com as melhores chances e pressionando os adversários, a equipe alviazul criou boas oportunidades para empatar o jogo. Porém, foi no último lance que as redes balançaram. Em cruzamento para a área, Gomes cabeceou firme para empatar e levar a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, em uma disputa incessante, o goleiro da Apafut fez a diferença e decretou a vitória e o título para a equipe da Flores da Cunha, ganhando nos pênaltis por 6 a 5.
A base do Esportivo finaliza a temporada 2019 no próximo final de semana. O alviazul vai enfrentar o Caxias ou a Apafut na disputa pelo 3º lugar da Copa SESC, na categoria sub-16. Na semifinal, o Esportivo ficou no empate em 1 a 1 com o Juventude, mas perdeu a vaga na final nos pênaltis.
Nas demais categorias da Copa Inovação, o Cruzeiro, de Cachoeirinha, levantou a taça nas categorias sub-11, sub-12 e sub-14; o Juventude ficou com o título da categoria sub-10; e o Fera conquistou a competição na categoria sub-13.
Mín. 16° Máx. 26°