Professores e equipe diretiva das 2340 escolas estaduais do Rio Grande do Sul dedicaram a quinta-feira (25/4) para refletir, planejar e aprimorar suas práticas pedagógicas focadas nas necessidades individuais e coletivas dos estudantes. Durante todo o dia, os educadores puderam pensar em melhorias no desenvolvimento escolar e nos estudos de aprendizagem contínua. A Parada Pedagógica também proporcionou um espaço valioso para a troca de ideias, compartilhamento de práticas e experiências entre os docentes.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica da Secretaria da Educação (Seduc), Sherol dos Santos, destacou a importância desse momento, pensado para o estudante. “Uma das principais potencialidades desse dia é abrir um espaço de diálogo entre os professores e professoras das diferentes áreas de conhecimento para o desenvolvimento de estratégias de apoio e aprendizagem dos estudantes, fortalecendo a perspectiva da educação integral", disse Sherol.
“Na região de abrangência da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Parada Pedagógica focou em ações que contribuirão para o planejamento das aulas, contemplando de forma mais personalizada as habilidades a serem desenvolvidas nas escolas", afirmou a professora e chefe da divisão pedagógica da 24ª CRE, Sandra Scherer.
Ao se concentrarem em estratégias de intervenção, os professores podem identificar quais são os desafios enfrentados pelos estudantes durante a jornada educacional e, a partir disso, desenvolver abordagens específicas para superá-los.
O planejamento para os jovens durante a ação não se limita apenas à resolução de problemas imediatos. É também o momento em que os professores têm a oportunidade de traçar metas de longo prazo e desenvolver estratégias de ensino que promovam a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Rosaine Burtet, supervisora da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, de Tupanciretã, falou sobre a relevância da iniciativa. “Foi um momento muito importante para discutirmos dados de avaliação dos estudantes, analisar fatores que influenciam no desempenho da aprendizagem e frequência e combinar as ações que precisam ser conduzidas ou reprogramadas pela equipe escolar.”
As próximas Paradas Pedagógicas de 2024 serão realizadas nos dias 20 de agosto e 27 de novembro.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom
Mín. 15° Máx. 18°