13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Pulmoeira em equinos: como tratar e evitar a doença

Os sintomas se assemelham muito à rinite humana e podem ser percebidos facilmente. Entenda!

26/11/2019 às 21h00 Atualizada em 26/11/2019 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: drogavet
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Tutor, você já ouviu falar na pulmoeira equina? A doença é uma das mais comuns e incômodas aos cavalos, e a ocorrência depende de questões individuais do animal e também de fatores do ambiente no qual ele vive. Os sintomas se assemelham muito à rinite humana e podem ser percebidos facilmente. O controle é feito com alterações no manejo e tratamento suporte através de medicamentos específicos.

A pulmoeira é uma doença que pode trazer maiores complicações para os animais de competição ou grandes reprodutores, uma vez que compromete o sistema respiratório do animal e diminui a sua performance. Logicamente, independente de qual seja a missão do seu amado companheiro, a doença deve ser diagnosticada por um médico veterinário e o tratamento deve acontecer o quanto antes.

Se você é tutor de equinos, pensa em ser um no futuro, ou simplesmente é apaixonado por esses magníficos animais, não deixe de continuar a sua leitura e aprenda ainda mais sobre a pulmoeira equina.

O que é a pulmoeira?

 A pulmoeira é uma enfermidade alérgica ocasionada por pó ou esporos de fungos que incidem diretamente no sistema respiratório dos equinos. Os animais sofrem com sintomas característicos da rinite alérgica humana.

Sem o devido tratamento e providências, as crises da doença podem piorar cada vez mais a ponto de deixar o animal extremamente desconfortável e debilitado, diminuindo sua imunidade e funcionando como porta de entrada para outras doenças.

Quais os sintomas da pulmoeira?

 Se você perceber alguns dos sintomas abaixo em seu cavalo, não hesite e procure imediatamente um médico veterinário especializado. Assim, o diagnóstico é assertivo e você garante a medicação correta para a melhor recuperação do seu companheiro.

Os sintomas são:

Tosse;

Corrimento nasal;

Ritmo respiratório acelerado;

Respiração ofegante e precipitada;

Cansaço;

Irritação.

Como evitar a pulmoeira?

Infelizmente a pulmoeira é uma enfermidade alérgica, ou seja, depende muito da predisposição e imunidade individual de cada animal. Porém até mesmo um animal resistente pode desenvolver a doença se submetido a um ambiente com muito pó esporos de fungo.

Sendo assim, é imprescindível sempre deixar o estábulo do seu animal bem arejado e com a higiene em dia. Tarefa relativamente fácil  para prevenir a pulmoeira em seu cavalo não é mesmo? É um compromisso que vale super a pena!

Como tratar a pulmoeira?

Infelizmente, a doença não possui cura, mas é facilmente controlada! As maneiras de realizar o controle são:

Evitar ambientes fechados e empoeirados (manter baias limpas e arejadas);

Fornecer alimentação semi-seca (umedecer o feno, por exemplo);

Hidratar bem o animal;

Fazer o tratamento suporte prescrito pelo médico veterinário para melhora dos sinais clínicos.

A pulmoeira possui semelhança com outras doenças respiratórias e o diagnóstico realizado por um médico veterinário é mais do que indispensável!

Caso o seu equino esteja com pulmoeira ou outra doença comprovada, não deixe de manipular os medicamentos. É mais econômico, assertivo, e menos estressante.

Apaixonados por cavalos !

Resultado de imagem para cavalo


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários