Cultura Datas
Dia do Chimarrão: Você sabia que a bebida não é originária do Rio Grande do Sul?
Apesar de ser o maior produtor de erva-mate do Brasil e ter a bebida como símbolo, origem ocorreu em outro estado. Saiba onde foi.
24/04/2024 15h36 Atualizada há 8 meses
Por: Marcelo Dargelio

Neste dia 24 de abril é comemorado o Dia do Chimarrão e do Churrasco. A bebida símbolo do Rio Grande do Sul, apreciada pela grande maioria dos gaúchos, originariamente não surgiu em nossos rincões. O hábito surgiu por aqui graças aos indígenas e aos colonizadores que passaram por aqui. Saiba mais sobre essa curiosidade.

Os historiadores afirmam que o chimarrão surgiu com os povos originários guaranis que habitavam o território Guayrá nos anos de 1.600, do que são hoje o Paraguai e o estado do Paraná. Neste período, os colonizadores que desbravam o Brasil, receberam a bebida como forma de cortesia por parte do povo indígena e gostaram da mistura feita com folhas fragmentadas e água quente, e que eram tomadas num pequeno porongo utilizando um canudo de taquara, em cuja base havia um trançado de fibras que impedia que as partículas das folhas passassem.

O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerada "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guayrá. A partir do século XVII, os mesmos jesuítas passaram a incentivar o consumo da bebida, com o objetivo de afastar as pessoas do consumo do álcool.

O ato de “tomar um mate”, pode ser interpretado como um convite social, visto que o chimarrão é uma bebida normalmente apreciada e compartilhada em grupos. Em homenagem a este símbolo de grande importância para o gaúcho, foi criado o Dia do Chimarrão e do Churrasco, instituído a partir da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003. A escolha do dia 24 de abril para celebrar o chimarrão e o churrasco (considerado uma comida símbolo dos gaúchos), é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.

Continua após a publicidade