13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

A tosa do seu pet: algumas dúvidas sempre surgem neste momento

Ao fazer a tosa deve-se levar em consideração os hábitos, rotina e ambiente em que o animal vive.

26/11/2019 às 19h58 Atualizada em 26/10/2020 às 13h11
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

No verão, muitas pessoas tem dúvidas em tosar o seu bichinho de estimação ou não, isso porque eles também sentem muito calor e precisam se proteger das altas temperaturas. Nessa época, nota-se que é comum os animais preferirem ficar em locais mais frescos ou pisos gelados, qualquer maneira de se refrescar é uma opção.

Antes de tudo, a tosa em animais necessita de alguns cuidados.

Animais que possuem o pelo longo tem a pele mais sensível, pois esses pelos protegem a pele das queimaduras do sol, portanto, quando tosados, precisam de maiores cuidados e até mesmo o uso de um protetor solar específico para animais.

Na época mais quente do ano, costumamos usar roupas frescas, assim, fugindo dos agasalhos de lã ou qualquer contato com tecidos mais quentes. Isso também funciona com os animais, já que os mesmos não podem fugir dos seus pelos para se refrescar, a única opção é a tosa. Por mais que a tosa seja indicada, é extremamente importante tomar cuidado com certas situações, já que o pelo dos animais agem na regulação da temperatura, ou seja, ele pode agir tanto para aquecer o animal do frio, quanto para resfriá-lo no verão. Por isso, a tosa não pode ser total para não causar danos ao animal.

É recomendado que antes que o bichinho realize a tosa, você consulte um médico veterinário para saber o quanto o pet poderá ser tosado, de acordo com sua raça ou tamanho do pelo.

Outra informação importante, é que a tosa deve ser levada em consideração de acordo com os hábitos, rotina e ambiente em que o animal vive. Em determinados animais, a tosa é extremamente necessária, especialmente no verão mas também em várias épocas do ano, isso por conta da higiene e para melhorar a sua qualidade de vida, assim, em alguns casos também facilitando a visualização da proliferação de parasitas como pulgas e carrapatos.

Por fim, vale lembrar que é muito importante consultar um médico veterinário para saber a necessidade de tosa do seu bichinho e claro, sempre pensar no seu bem estar.

Resultado de imagem para tosar seu pet qual melhor epoca




* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários