Bento Gonçalves e outros nove municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari estão unidas para promover uma nova opção de turismo de experiência. Trata-se da Rota dos Capitéis, Caminhos da Imigração e da Fé. O trecho vai contemplar os traços cultural e religioso da imigração italiana na região, reunindo 10 cidades em tornos de templos nas estradas do interior dos municípios. O lançamento oficial da nova atração turística deve acontecer entre os meses de maio e junho, porém, a operacionalização total do atrativo está prevista para 2025,como mais uma celebração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
A Rota dos Capiteis é composta de vários microrroteiros, coligados a um roteiro principal, que os turistas poderão fazer de carro, a pé ou de bicicleta. Integram a Rota dos Capiteis as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Garibaldi, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Imigrante e Farroupilha. “Estamos trabalhando para entregar uma rota verdadeiramente da Serra gaúcha, que promoverá turismo de experiência e desenvolvimento regional”, conta Marijane Paese, presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade que coordena o projeto juntamente com os dez municípios participantes.
Ao todo, 252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas, totalizando 468 construções religiosas, foram mapeados. Ao todo, serão 33 rotas circulares, que começam e terminam no mesmo ponto, abrangendo o máximo do território de cada um dos 10 municípios, somando 866 quilômetros. Além disso, haverá uma rota regional, que iniciará em Bento, passando pela sede de cada uma das cidades, totalizando 330 quilômetros. Esses caminhos estão sendo desenvolvidos segundo normas ABNT/ISO.
Conforme Marijane Paese, presidente do Conselho Superior do CIC e também coordenadora da iniciativa, em breve será anunciado o patrocinador que investirá aproximadamente R$ 1 milhão para a instalação de cerca de duas mil placas de sinalização viárias, painéis técnicos (com informações para uma melhor experiência do participante e um QR code para acessar o site oficial), painéis culturais (descrevendo um resumo de como surgiu cada instituição, contando valiosíssimas histórias) além de guia de navegação e o próprio site da Rota dos Capitéis. O Sebrae é um dos parceiros do CIC nesse projeto. Três livros, que descrevem todas essas construções da região serviram como base para o projeto: Perto das Estrelas, de Angela Peretti, Edi Debenetti e Mônica Farias, Amém, Bento Gonçalves e O livro do Capitel, ambos de Fabiano Mazzotti.
Mín. 14° Máx. 25°