As ruas de Garibaldi ganham o aroma irresistível do grostoli recém feito – iguaria feita com massa frita, tradicionalmente polvilhada com açúcar e canela, mas também apreciada em receitas sem limites para a criatividade – neste fim de semana. Nos dias 19, 20 e 21 de abril, o município sedia a terceira edição do Festival do Grostoli.
Quem visitar a Igreja Matriz São Pedro poderá experimentar as delícias preparadas por 15 comunidades, com diferentes técnicas e ingredientes. E, ainda, aproveitar uma sugestão saborosa da Cooperativa Vinícola Garibaldi: harmonizar a degustação dos grostolis com os espumantes e vinhos assinados pela marca, que estará comercializando seus produtos durante o festival.
Uma dica é experimentar a iguaria com bebidas mais doces, como os espumantes Garibaldi Moscatel e o Garibaldi Moscato Zero Álcool, por exemplo. Outra boa pedida é combinar o grostoli com bebidas de baixo teor de açúcar, caso dos espumantes Brut Garibaldi Viognier e Garibaldi Prosecco Rosé. O portfólio para o festival terá um vinho, o Garibaldi Merlot. Suco de uva integral, e drinks com e sem álcool, feitos com bebidas da Cooperativa, também estarão sendo comercializados.
Além de engajada nas ações que fomentam a integração comunitária e o turismo local, como é o caso de sua participação e apoio ao Festival do Grostoli, a Cooperativa Vinícola Garibaldi leva o clima da festa para seu Wine Bar. O cardápio do espaço oferece, de forma especial, uma receita exclusiva de grostoli a partir desta sexta-feira. A preparação traz como diferencial a utilização de espumante e de suco de laranja – veja abaixo.
Autora da receita, a sommelière Renata Dutra Ril conta que a proposta foi utilizar produtos que fazem parte da identidade da linha Garibaldi tanto para a elaboração da massa quanto para a harmonização. A massa feita com uma infusão do Garibaldi Prosecco com raspas de laranja. “Queríamos reforçar o toque mais cítrico da fruta e, ao mesmo tempo, uma massa leve, que não ficasse tão pesado na questão da fritura, e o álcool ajuda nessa questão”, ensina.
A sugestão para harmonizar é com o Garibaldi Moscatel. “Por ser um grostoli de finalização feito com açúcar, ele tem um residual de dulçor um pouco mais alto. O Moscatel, bebida que também tem um açúcar um pouquinho mais elevado, vai trazer o equilíbrio de sabores”, explica. Renata também sugere uma harmonização com o mesmo espumante utilizado na massa do grostoli. Para isso, basta não passar o grostoli no açúcar. “Dessa forma, o Prosecco vai ressaltar as notas de laranja da massa”, diz.
Para quem quiser conferir a novidade no Garibaldi Wine Bar, o espaço estará aberto na sexta, das 17h às 23h; no sábado, das 15h às 23h; e no domingo, das 15h às 20h. O bar opera junto à Cooperativa Vinícola Garibaldi, na Avenida Independência, 845.
Receita Grostoli Garibaldi
Ingredientes:
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ¼ xícara (chá) de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado
- ½ colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) infusão de Prosecco Garibaldi
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de vinagre branco
- ½ colher (sopa) de fermento químico
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
Infusão de Prosecco:
- 200ml de Prosecco Garibaldi
- Raspas de 1 laranja
- Suco de ½ laranja
- Misturar todos os ingredientes e deixar infusionar por no mínimo 2h.
Modo de preparo
- Misturar todos os ingredientes até obter uma massa uniforme
- Amassar por 5min e deixar descansar 10min
- Transferir para uma bancada enfarinhada e abrir a massa com auxílio de um rolo
- Cortar em pequenos retângulos e modelar
- Fritar com óleo quente, passar no açúcar com canela (a gosto)
Mín. 14° Máx. 25°