15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Fiscalização flagra lanchonete clandestina em área pública de Bento Gonçalves

Indivíduo ocupava espaço ao lado do PA São Roque desde 2021 e utilizava o banheiro da unidade de saúde para seus clientes, além de construir uma casa, um deck e fazer dois "gatos" de energia no local.

18/04/2024 às 12h30 Atualizada em 20/04/2024 às 07h42
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Fiscalização flagra lanchonete clandestina em área pública de Bento Gonçalves

A fiscalização da Prefeitura de Bento Gonçalves desativou um trailler clandestino instalado ao lado do Pronto Atendimento São Roque (PA) na manhã desta quinta-feira, 18 de abril. O proprietário do espaço, que começou com apenas um carro lanche, construiu uma casa no terreno público, com direito a deck e utilização do banheiro da unidade de saúde para seus clientes. Ele acabou preso pelo crime de furto de energia em dois locais diferentes.

A lanchonete clandestina funciona no terreno da prefeitura desde 2021. Começou com um pequeno carro-lanche, porém, no ano passado, virou um empreendimento imobiliário. O proprietário construiu uma casa de madeira, com direito a deck e destinava seus clientes para utilizarem o banheiro da Unidade Básica de Saúde como se fosse seu. Não bastasse isso, o comerciante ainda fazia "gatos" de energia elétrica, furtados da rua e da Associação de Moradores do Bairro São Roque.

A ação foi coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, acompanhada das secretarias de Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) e a Guarda Civil Municipal (GCM).

O estabelecimento estava localizado em uma área pública e operava em desacordo com a legislação municipal, resultando em diversas infrações. A Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar identificou problemas como poluição ambiental devido à ligação irregular de energia elétrica, presença de produtos vencidos e água parada, criando um potencial risco à saúde pública.

Esta não foi a primeira vez que o local foi alvo de fiscalização. Em 2021, após denúncias feitas pela Associação de Moradores do bairro, o proprietário do trailer recebeu várias notificações e uma multa por construção irregular. Apesar das advertências, as irregularidades persistiram, levando à ação mais drástica desta semana.

Durante a operação, não apenas o trailer foi removido, mas também mesas, eletrodomésticos e móveis foram levados para um depósito da Prefeitura. Estes itens permanecerão à disposição do proprietário pelo prazo de 60 dias para que sejam reclamados.

O proprietário do estabelecimento foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para prestar esclarecimentos sobre as violações observadas. Esta ação sublinha o compromisso das autoridades locais em manter a ordem pública e garantir que as normas municipais sejam respeitadas, protegendo assim o bem-estar da comunidade e o uso correto dos espaços públicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
consuelo baccegaHá 7 meses Bento Gonçalves, RSTem muita coisa para normatizar neste quesito na cidade. estes "trailers" estacionados em muitos pontos, onde produzem todo tipo de lanches, devem ser fiscalizados com urgência, se qualquer empreendimento no ramo alimentício tem que cumprir uma infinidade de normas, como explicar o funcionamento destes: 1.-vestiário para os trabalhadores; 2.-de onde vem a água potável; 3.-para onde vão os resíduos gerados (no bueiro mais próximo, lógico, e sem tratamento); 3.-banheiro individualizado. ??????????
Mostrar mais comentários