Senado Federal Senado Federal
Senador Paim exalta ExpoBento e Fenavinho em homenagem à Serra Gaúcha
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (17), parlamentar destacou a pujança dos eventos de Bento Gonçalves
17/04/2024 19h36 Atualizada há 7 meses
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (17), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a visita da comitiva da 32ª ExpoBento e 19ª Fenavinho, eventos que ocorrem paralelamente entre os dias 30 de maio e 9 de junho, em Bento Gonçalves. O parlamentar ressaltou que a ExpoBento é uma feira multissetorial do Brasil, que apresenta novidades do agronegócio, moda, carros, vinhos, lazer, além de opções gastronômicas e vinícolas. Enquanto a Fenavinho, segundo ele, é um símbolo da história pujante de Bento Gonçalves.

"A celebração da cultura da uva e do vinho, com desfiles típicos, ações culturais nas comunidades e o tradicional vinho encanado na Via Del Vino. Nos 11 dias do evento, cerca de 300 mil pessoas, com certeza, passarão pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves, para prestigiar ambos os eventos, confirmando seu protagonismo no âmbito nacional e até internacional", disse o senador.

O senador ainda prestou uma calorosa homenagem à Serra Gaúcha, especificamente à região onde nasceu, em Caxias do Sul. Paim destacou a riqueza cultural e econômica local. Ao compartilhar suas memórias de juventude, citou os pais e destacou a importância da imigração italiana na área, que ao longo das décadas incorporou não apenas a tradição vitivinícola, mas também trabalhou na implantação de setores industriais e agrícolas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional. "Essa região foi colonizada, em sua maioria, por imigrantes italianos que, ao longo de décadas, introduziram sua força de trabalho e cultura, canções, poesias, religiosidade, gastronomia, modo de vida, produção de uvas e vinhos principalmente, turismo, bem como as indústrias dos setores metalúrgico, químico, de alimentação, têxtil, fábrica de ônibus, fábrica de caminhões, indústria do turismo, além da agricultura familiar, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento regional. A região possui um dos maiores PIBs do país. Minha sugestão aos que lá forem é experimentar os pratos típicos — finalizou o parlamentar.