Cuidar da beleza em um ambiente projetado unicamente para esse fim é tudo de bom, não é mesmo? Mas em um ambiente com tantas pessoas diferentes, tantos serviços disponíveis e que cuida da imagem, tropeçar na etiqueta pode ser algo fácil. Para evitar qualquer saia justa e transformar você na cliente dos sonhos de qualquer salão, conversamos com profissionais de beleza e elaboramos um pequeno guia de boas maneiras nesse ambiente onde a vaidade é um pecado permitido e até incentivado. Veja a seguir:
Controle o celular
Esta dica vale para tudo na vida, não só para o salão. Os dispositivos eletrônicos são parte da rotina, mas o bom senso é essencial. Nada de ficar falando alto no celular ou ouvindo música. Se precisar atender ao telefone, seja breve e fale baixo. Evite ficar teclando ou checando as redes sociais o tempo todo. Você pode fazer isso em um intervalo, quando, por exemplo, está esperando o profissional secar seu cabelo.
Selfie com o profissional
Não há nada de errado em querer tirar uma foto com o responsável por te deixar bonita na foto. Aliás, isso é um sinal de que você aprova o serviço. No entanto, é de bom tom perguntar se a pessoa não se importa em ter a imagem postada nas redes sociais e, principalmente, ser marcada na foto.
Crianças
Em geral, os pequenos não acham o salão de beleza um dos programas mais divertidos. Sem contar que o local oferece alguns riscos para crianças como chapinha, babyliss e secador. Mesmo que o salão tenha uma área para os pequenos, eles costumam ficar inquietos após os primeiros 40 minutos. Então, seja breve. Opte por escova e manicure, por exemplo, que são serviços mais rápidos. Se for fazer tintura ou corte, melhor deixar as crianças em casa.
Comida e bebida
Ninguém é de ferro e fome não tem hora. Inclusive, muitos salões oferecem opções de bebidas e lanches para os clientes. Mas fique atenta pois, o que pode parecer gentileza, pode ser cobrado como extra no final. Em geral, os salões mais bacanas oferecem café e água como cortesia. Se tiver dúvidas, peça o cardápio para a atendente. Caso ela esteja sem preço, pergunte se o agrado será cobrado.
Fale e pergunte sem medo
A pior gafe que um profissional pode cometer é não escutar atentamente o que a cliente deseja, e impor algo que ela não vai usar. Por isso, converse abertamente sobre suas expectativas, seus hábitos, dúvidas e rotinas. Quanto mais clara você for sobre aquilo que deseja, maiores as chances de acertar no resultado final. E não tenha medo de perguntar. Se não quer ter cabelo curto ou não se sente pronta para isso, deixe claro que prefere uma opção mais longa e que não abre mão disso.
De olho no relógio
Claro que a vida é cheia de imprevistos, mas cuidado com os atrasos. A primeira coisa é ligar no salão é avisar que está atrasada. Dê uma expectativa real de quanto tempo vai demorar. Até 15 minutos, é perfeitamente aceitável para a maioria dos locais. Se for demorar mais que isso, avise o profissional. Se for o caso, ele pode passar outra cliente na sua frente, adiantando o serviço para quando você chegar.
Deu errado, e agora?
Mesmo fazendo tudo direitinho o resultado não agradou. Ou passados alguns dias você não acostumou com o corte ou a cor. Sem problemas. Converse com o profissional e explique que está insatisfeita. A conduta, neste caso é que você retorne outro dia para “ajeitar” o cabelo. Sem custo. Só não vale fazer isso no caso de insistir em uma ideia sua. Se você quis ficar loira mesmo após o aconselhamento do profissional de que a cor não era indicada para você, assuma os riscos. Neste caso, sugira pagar por, pelo menos, 50% do procedimento para arrumar o que não ficou do seu agrado.
Onde há fumaça...
Se você é do time que não vive sem um cigarrinho, deixe para fumar antes e depois do procedimento. A pausa para um cigarro durante o tratamento não é bem vista. Além disso, o cheiro forte não é nada agradável e pode grudar nos cabelos. Ah, e o mesmo vale para profissionais. Atender uma cliente cheirando a cigarro é o fim.
O produto certo
Sabe aquele produto que deixa seu cabelo lindo e com cheiro maravilhoso, que só no salão tem? Pois é, muitas clientes adoram mexer nos produtos e querem saber tudo sobre cada componente, marca e até o preço do que o profissional aplica. A escolha do que usar deve ser do especialista e não da cliente. Fazendo uma comparação, você pode escolher o tamanho de uma prótese de silicone e vai discutir a melhor maneira de realizar a cirurgia com o médico, mas não decide a marca da prótese.
Fidelidade
Se você costuma ir a um salão há algum tempo e passar sempre com o mesmo profissional, é de praxe que continue sendo cliente dele. Sendo assim, se passar pelo salão sem avisar e a sua manicure não estiver lá, provavelmente pedirão para você voltar outra hora. Agora, caso esteja querendo trocar a pessoa, pois não está mais se sentindo segura ou satisfeita com o trabalho dela, explique isso delicadamente na recepção e peça para passar com outra. Em geral os profissionais ganham por atendimentos feitos e um não costuma pegar cliente da outro, para evitar atritos. Se a escolha for pelo novo, nada de falar mal do antigo, ok?
Intimidade na medida
É quase natural usar a cadeira do salão como divã. Afinal, com o tempo, o profissional acaba desenvolvendo uma ligação mais íntima com a cliente. No entanto, cuidado com os assuntos abordados. Muitos profissionais podem se constranger com assuntos mais íntimos ou picantes. O mesmo vale para conversas muito particulares ao telefone. E cuidado com as brincadeiras! Saiba dosar o quanto você pode ser espontânea. Se não estiver a fim de papo, basta responder as questões de maneira direta, sem prolongar o assunto.
Gorjeta
Ela não é uma prática comum nos salões brasileiros. No entanto, pode ser usada para demonstrar que você gostou do atendimento e ficou satisfeita com o resultado. Vai do desejo de cada um, nunca deve ser uma imposição do espaço. Se for o caso, pergunte ao profissional se deve pagar direto para ele.
Pecados capitais
O número 1: nunca diga ao profissional que acha o serviço dele caro demais. É deselegante. Se estiver em dúvida sobre valores, ligue antes e confirme ao agendar seu horário os valores cobrados. Cliente que fala mal de outros profissionais ou que reclama de outras clientes também perde muitos pontos. Outra atitude que desagrada é pedir a opinião do profissional e ficar brava ou chateada quando escuta algo contrário ao que deseja.
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