A UCS Bento continua a fortalecer sua estrutura acadêmica, especialmente nos cursos voltados para a área da saúde, onde a demanda por profissionais com perfil humanista tem crescido, e no dia 26 de abril, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) celebrará a inauguração do curso de Biomedicina, sua segunda graduação nessa área do conhecimento em menos de um ano.
A cerimônia de lançamento está marcada para as 19h30min, no Auditório do Bloco A, e contará com uma palestra do presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Minozzo. O tema abordado por Minozzo destacará a diversificada área de atuação dos profissionais formados em Biomedicina, um dos principais atrativos desse curso.
A chegada dessa nova graduação não apenas amplia para sete as opções na área da Vida do Carvi, mas também contribui para o cuidado com a saúde da comunidade, como observa a professora Michelle Fraga, coordenadora do curso na UCS Bento. Segundo ela, a implantação do curso atende ao interesse vocativo da região, especialmente considerando a posição destacada de Bento Gonçalves na rota turística, gastronômica e vitivinícola.
O curso de Bacharelado em Biomedicina terá uma duração de quatro anos (oito semestres) e inicialmente poderá receber até 50 alunos por ano. Michelle destaca que os alunos terão uma parte significativa do curso dedicada a vivências práticas em áreas como análises clínicas, biologia molecular, estética, análise bromatológica, entre outras.
A diretora da Área do Conhecimento de Ciências de Vida da UCS, Carin Weirich Gallon, destaca a crescente importância da Biomedicina na área da saúde, oferecendo mais de 30 áreas de atuação para os profissionais formados. Isso inclui desde análises clínicas e ambientais até perícia criminal, genética forense e biomedicina estética.
Com a adição da Biomedicina, a UCS Bento expande suas opções de formação em assistência à saúde humana, proporcionando uma formação de qualidade e integral, conforme enfatiza a diretora Acadêmica, Nívia Tumelero.
O acesso ao curso é possível por meio de diferentes formas, incluindo vestibular, aproveitamento da nota do Enem, transferências, portadores de diploma e bolsas do Prouni.