O Departamento Municipal de Bem Estar Animal de Bento Gonçalves, famoso Bento PET, segue em funcionamento na cidade, com exceção do SAMU Pet, que ainda está em reestruturação, mas com a possibilidade de ampliação dos serviços. De dezembro de 2023 até abril, já foram castrados 90 cães e 42 gatos de inscritos no CadÚnico/ou pessoas de baixa renda.
No final de 2023, a coordenadora do Departamento, Michele Segatto, saiu do cargo por "encerramento do processo seletivo" e atualmente, a nova responsável é a veterinária Débora Zaro. Já o serviço SAMU Pet não estava ativo 100% e a população estava reclamando da dificuldade de contato. Porém, neste início de 2024, a pasta tem focado em feiras de adoções, mas ainda não havia aberto muito espaço para novidades no setor, desta forma, a reportagem do NB questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura sobre o futuro da Causa Animal na cidade e foi respondida pelo secretário do Meio Ambiente, Volnei Tesser.
Volnei explica que o Departamento tem se voltado para campanhas educacionais e em serviços veterinários para animais de inscritos no CadÚnico/ou pessoas de baixa renda. "O Município de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vem estruturando o Departamento Municipal de Bem Estar Animal, onde há a coordenação de campanhas educacionais voltadas à proteção animal, a fiscalização e autuação por infringência às normas de proteção aos animais, bem como, disponibiliza serviços de castrações de cães e gatos, consultas clínicas veterinárias gratuitas, nos casos de baixa complexidade, e, ainda, presta orientações a comunidade, observadas as normas estabelecidas na Lei Municipal Complementar nº. 229/2022 e Lei Municipal nº. 6.277/2017," destaca Tesser.
Sobre o SAMU Pet, o secretário comenta que o serviço ainda está em reestruturação, mas que um novo edital para cadastramento de clínicas logo será divulgado e há possibilidade de ampliar os serviços. "Atualmente, o Município está elaborando edital para chamamento público de credenciamento de procedimentos veterinários, com vistas a dar continuidade nos atendimentos de urgência e emergência, inclusive, com possibilidade de ampliação na oferta dos serviços," explica Volnei.
A reportagem do NB aproveitou para questionar quais seriam os objetivos do Departamento neste ano. A resposta foi genérica, sem muitas revelações dos planos. "O Departamento, continua com castrações, bem como, manterá as feiras de adoção e também, o desenvolvimento de ações de conscientização para a posse responsável de animais junto às escolas e comunidade em geral," responde Tesser.
Cadastro para castrações segue aberto
O cadastro de animais para as castrações gratuitas, frisando que são apenas para inscritos no CadÚnico ou baixa-renda, ainda está aberto. Para fazer a sua solicitação, o tutor deve contatar o Departamento Municipal de Bem Estar Animal, através do whatsapp: 54 992744262, e encaminhar a seguinte documentação: cópia do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, comprovante de cadastro junto aos órgãos assistenciais do município (caso possua), número de inscrição social (caso possua), além de dados do animal, como cor, nome, sexo, idade e peso aproximado. A ordem e o critério para esterilização dos animais são os estabelecidos na Lei Municipal nº. 6.277/2017.
Adoções de animais
Atualmente, o Município possui, sob sua tutela, 24 cães, sendo que, destes, 11 estão aptos para adoção e os demais, aguardam finalização de processos judiciais.
Quais são os requisitos para adotar?
Conforme disposto na Lei Complementar Municipal nº. 229/2022, a adoção de animais se dará mediante assinatura de Termo de Responsabilidade de Adoção, onde constarão as responsabilidades do adotante, as penalidades no caso de descumprimento, a permissão de monitoramento pelo doador e as condições de bem-estar e manutenção do animal, devendo o adotante ser maior de idade e apresentar comprovante de residência atualizado e documentos pessoais (Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoa Física – CPF).
Os animais estão disponíveis para adoção, além das feiras. Caso haja interesse em adotar um animal (cão ou gato), basta entrar em contato com o Departamento de Bem Estar Animal do Município, através dos telefones: 54 30557115 e 54 992744262.
Mín. 17° Máx. 24°