O Grêmio estrou no Campeonato Brasileiro com derrota. Jogando no Rio de Janeiro, o time do técnico Renato Gaúcho perdeu por 2 a 1 para o Vasco. Os cariocas marcaram com David e Mateus Carvalho ainda no primeiro tempo, enquanto o Tricolor descontou com Gustavo Martins, na etapa final. Agora, o tricolor gaúcho irá buscar a recuperação na quarta-feira, 17, às 19h, na Arena do Grêmio, contra o Athlético Paranaense.
A partida foi muito movimentada e marcada por algumas polêmicas. Pelo menos dois pênaltis, um para o Grêmio e um para o Vasco, não foram marcados pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza. O Vasco abriu o placar na metade do primeiro tempo. Aos 24 minutos, Marchesín espalmou um cruzamento da direita e a bola caiu nos pés de David. O atacante do Vasco se livrou da marcação de Pavón, engatou um chute de voleio e ainda contou com um desvio de João Pedro para mandar no canto esquerdo e fazer 1 a 0. O segundo gol foi de Mateus Carvalho, na mesma região do gramado do São Januário. Desta vez, o volante apareceu na área e finalizou uma cobrança de escanteio para o gol, ampliando o placar para 2 a 0.
No segundo tempo, o Grêmio voltou melhor que o Vasco.
Para tentar alterar o cenário em São Januário, Renato renovou as energias do ataque ao colocar Gustavo Nunes e Nathan Fernandes nos lugares dos apagados Soteldo e Pavon. O Grêmio aumentou o poder ofensivo e, em boa trama com João Pedro, Nathan levou perigo em finalização, aos 14 minutos.
A estratégia deu certo e fez o Tricolor diminuir o placar oito minutos depois. Cristaldo cobrou escanteio para Cuiabano, que cruzou na área. Gustavo Martins se livrou dos marcadores e finalizou livre para o gol, descontando para 2 a 1 e recolocando o Grêmio no jogo.
Para tentar segurar o placar, o Vasco baixou as linhas, enquanto o Grêmio soltou o time e passou a ocupar mais o campo ofensivo, principalmente com investidas dos pontas Gustavo Nunes e Nathan Fernandes. No entanto, o Tricolor enfrentou dificuldades para o furar o bloqueio dos cariocas e ficou exposto aos contra-ataques. Em um deles, Gustavo Martins conseguiu se recuperar e evitou que Vegetti fizesse o terceiro do cruz-maltino.
O esforço do time gremista foi insuficiente e, apesar da melhora no segundo tempo, não conseguiu marcar mais gols e começou o Brasileirão com derrota para o Vasco.
Confira a classificação provisória do Brasileirão