Política Manobra política
Zanella assume como vereador mas CCs na Câmara seguem de Marini
Como a reportagem do NB Notícias já tinha antecipado, acerto político mantém assessores do vereador que renunciou no cargo onde estavam.
11/04/2024 10h56
Por: Marcelo Dargelio

O vereador Anderson Zanella (Progressistas)assumiu na semana passada como parlamentar efetivo no lugar de Valdemir Marini, que renunciou ao cargo sem dar motivos específicos. O parlamentar usou a tribuna para manifestar surpresa com a decisão do colega de partido e chamou de fake news as informações publicadas na semana passada pelo NB Notícias, de que a ação não passava apenas de uma estratégia política do Progressistas para manter Zanella no Legislativo.

Na reportagem, o NB informou aos leitores que a negociação havia passado pela manutenção de cargos de assessores e cargos em comissão (CCs) indicados por Valdemir Marini. O vereador Anderson Zanella ao utilizar a tribuna falou em fake news por parte do NB Notícias, mas deixou quem assistia sem saber de mais detalhes de como aconteceu sua alçada ao cargo de vereador efetivo.

Como a reportagem do NB já havia antecipado, os cargos dos assessores de Marini seguem inalterados no Legislativo. Apesar de ser vereador efetivo, Anderson Zanella não possui nenhum assessor indicado e considerado de sua confiança. O coordenador de seu gabinete é Marcus Aurélio Sartor, braço direito do agora ex-vereador Valdemir Marini. Também, sob a tutela de Marini, estão Francisco Kaczala e Sintia Mara dos Santos da Silva, ambos assessores parlamentares. Zanella tinha como assessora até a semana passada a diretora da empresa Cadmaxx, Sheila Festa. Ela deve retornar e ocupar o único cargo em comissão dado ao então vereador suplente ao longo de seus três anos de atuação no Legislativo. 

Além de manter os cargos na Câmara, Valdemir Marini, tem como cargos em comissão indicados na Prefeitura de Bento Gonçalves nomes como Suelen Martinelli Foppa, Antonio Somensi, Paola Sartor, Vivaldi Rodrigues Junior e Alan de Paula Fernandes. Também há indicados para trabalhar na empresa APL, que faz serviços terceirizados para a Prefeitura de Bento Gonçalves. 

Continua após a publicidade

A reportagem do NB ainda apura o possível recebimento de um montante em dinheiro por parte do parlamentar, algo mais difícil de ser comprovado. Por coincidência, apesar de ter renunciado ao cargo na Câmara de Vereadores por motivos de saúde, segundo comentou o vereador Zanella na tribuna da Câmara, Valdemir Marini não abriu mão da presidência do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos da Borracha de Bento Gonçalves (STIAB), comandada por ele há vários anos.