Os corredores movimentados do Parque de Eventos de Bento Gonçalves nos dias 9 e 10 de abril foram um reflexo do sucesso da Convenção Regional de Supermercados, que atraiu cerca de 3,5 mil participantes. O evento, organizado pela primeira vez no município pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), gerou um volume de negócios, movimentando aproximadamente R$ 16 milhões em transações durante os dois dias.
O presidente da Agas, Antônio Longo, destacou a importância da convenção como uma oportunidade para micro e pequenas empresas se conectarem com grandes fornecedores. Com 170 fornecedores apresentando seus produtos para supermercadistas de diferentes portes, a feira ofereceu um leque de possibilidades para os pequenos empreendimentos, desde soluções em produtos e serviços até equipamentos inovadores que atraem os consumidores e impulsionam as vendas.
Além da exposição de produtos, a convenção incluiu cursos, palestras e o relançamento do Comitê de Gestão e Prevenção de Perdas Agas, visando aumentar a eficiência na gestão de perdas e melhorar a rentabilidade dos negócios. A programação também abordou temas como formação de repositores, escalas inteligentes para líderes de loja, técnicas de vendas e retenção de talentos, entre outros.
Antes do evento principal, a Agas apresentou o Ranking Agas, reconhecendo os maiores mercados gaúchos por faturamento, bem como as cinco Maiores Centrais de Negócios do RS, que contribuem para a competitividade dos pequenos e médios supermercados. Houve também a entrega do Troféu Supermercador a personalidades do setor alimentício que se destacaram em bem atender e promover ações comunitárias.
Além do sucesso deste ano, a próxima edição em 2025 já está confirmada para Bento Gonçalves, prometendo ser ainda mais significativa em termos de negócios e valorização da cultura local, especialmente por coincidir com a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Mín. 14° Máx. 25°