Saúde Descaso público
Mais duas pacientes estão há vários dias internadas na UPA a espera de exames
Familiares pedem auxílio para mulheres que precisam fazer cateterismo e exames do coração, mas não conseguem atendimento.
08/04/2024 14h06 Atualizada há 8 meses
Por: Marcelo Dargelio

Os casos de espera por exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) seguem devagar, quase parando. Duas pacientes estão internadas há 20 dias e aguardam exames para o coração. Até o fechamento desta reportagem (14h30), elas ainda não tinham previsão de realizar os exames.

Uma das pacientes é Vera Lúcia Maciel, de 48 anos. Ela sofreu um infarto e está internada na UPA 24 Horas desde o dia 21 de março. A paciente aguarda a internação no Hospital Geral, em Caxias do Sul, para a realização de um cateterismo. Familiares relatam que a primeira previsão dada era de que dentro de 10 dias o procedimento seria realizado. Depois, passaram para 15 dias.

Agora, 20 dias depois, o cateterismo de Vera Lúcia não tem previsão de acontecer. Segundo os familaires, os médicos da unidade dizem que não entendem por qual motivo o procedimento está demorando tanto. "Minha mãe é mantida na UPA à base de sinvastatina e injeção para afinar o sangue, mas estamos desesperados, com medo que algo mais grave aconteça, enquanto ela espera", destacou a filha da paciente.

Outra paciente que está aguardando atendimento é a paciente Vanderleia Massiroli. Ela está há 45 dias envolta em atendimentos e está internada na UPA 24 Horas desde o dia 27 de março. Vanderleia esteve internada durante 12 dias no Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, e depois recebeu alta. No dia 26 de março voltou a sentir muita falta de ar e foi internada na UPA 24 Horas. 

Continua após a publicidade

Vanderleia revela que desde então só recebe medicamento para dor e não tem nenhum diagnóstico dos médicos. Ela aguarda leito para a realização de exames do coração e reumatológico. "Estou aqui jogada nesta cama da UPA e não sei nem se meus exames foram agendados. Trabalho por conta e estou com água e luz atrasada, não tennho ninguém por mim", revelou Vanderleia.