A Prefeitura de Bento Gonçalves, em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Segurança (SEMSEG) e a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), anunciou a instalação de três novas câmeras de videomonitoramento na Praça Dr. Antônio Casagrande, localizada no bairro Progresso. Essa medida faz parte do Projeto Sentinela, um plano estratégico que visa aumentar a segurança pública no município através do uso avançado de tecnologias.
Além do sistema de videomonitoramento, a praça também foi contemplada com sinal de Wi-Fi, proporcionando uma melhor experiência aos frequentadores que, além de se sentirem mais seguros, agora podem se conectar à internet gratuitamente. As câmeras, controladas remotamente pelo Centro Integrado de Operações da Brigada Militar, possuem um alcance impressionante de 250 metros, garantindo ampla cobertura da área. Atualmente, o município de Bento Gonçalves já conta com 140 câmeras de segurança distribuídas por diversas localidades, demonstrando o compromisso da administração municipal com a segurança de seus cidadãos.
Nataniel Dendena, diretor da CTEC, enfatizou a importância da instalação desses equipamentos na praça, um local de grande movimento de pessoas, inclusive à noite. “Com o monitoramento e Wi-Fi, será muito mais útil para o pessoal se sentir mais seguro durante o tempo que estão usufruindo da praça. É sempre bom a população de Bento poder desfrutar desses espaços de forma segura”, destacou.
Por sua vez, o secretário de Segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, salientou a eficácia das câmeras de monitoramento na prevenção de crimes e na proteção dos frequentadores da praça. Além disso, ele reforçou que a instalação das câmeras integra um conjunto mais amplo de políticas de segurança implementadas pelo município, que incluem desde o aumento do patrulhamento pela Guarda Civil Municipal até a implementação de programas de prevenção ao crime e melhorias na iluminação pública.
Essas iniciativas refletem o comprometimento da Prefeitura de Bento Gonçalves em promover um ambiente mais seguro e agradável para todos os seus habitantes, utilizando-se da tecnologia como uma aliada importante na prevenção à criminalidade e no incentivo ao uso consciente dos espaços públicos pela comunidade.