Os dias de furto de energia, os chamados "gatos", estão com seus dias contados. Pelo menos é o que espera a empresa Rio Grande Energia (RGE). A empresa implantou um sistema de inteligência artifical que auxilia na identificação mais rápida e precisa dos gatos de energia elétrica. Foi desta forma que a empresa conseguiu combater e identificar mais de 6 mil "gatos" no estado.
Nos últimos dois anos, a RGE constatou 6.157 casos de "gatos de energia". De acordo com a empresa, em 2022 foram 3.289 constatações de irregularidades e, em 2023, 2.868. A queda nos números da região no ano passado, que também se confirmou na maioria das cidades, tem explicação. "As inspeções realizadas em 2023, apesar de em menor número, estão mais assertivas, pois foram impulsionadas pela aplicação de inteligência artificial no processo. O uso da tecnologia possibilita o acompanhamento do consumo e a detecção remota de irregularidades, contribuindo para a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias", explica o diretor comercial da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.
Em Bento Gonçalves, foram registrados 49 casos de "gatos" de energia nos anos de 2022 e outros 49 em 2023. Segundo Rafael Lazzaretti, outra tecnologia que foi empregada no combate às fraudes é a blindagem das medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios. "Os medidores com essa tecnologia são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2023 blindamos cerca de 37.000 estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia", destaca o diretor comercial.
A RGE reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia, pois ligações clandestinas sobrecarregam a rede, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções. Quem for flagrado cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.
Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as irregularidades, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias.
Clientes da RGE podem contribuir de forma sigilosa para o combate ao furto de energia, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude. Essa ação contribui para que a tarifa seja mais justa para todos os clientes.