Segurança Dados
Bento registra queda nos homicídios e roubos a pedestre nos primeiros meses de 2024
Os índices foram comparados ao mesmo período de 2023. A Brigada Militar reforça que a diminuição é devido os reforços na segurança e apoio da comunidade.
05/04/2024 15h15 Atualizada há 5 meses
Por: Renata Oliveira
Crédito: Divulgação

Após o relatório de segurança da Guarda Civil Municipal, a Brigada Militar de Bento Gonçalves divulgou nesta sexta-feira, 05 de abril, alguns dados sobre os indicadores criminais da cidade no final do primeiro trimestre de 2024. Os índices que mais diminuíram foram o de homicídios e roubo a pedestres. 

Segundo dados do sistema de Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), vinculado ao Programa RS Seguro, em relação aos roubos a pedestres, foi registrado apenas nove ocorrências até o momento, em comparação às 26 do mesmo período no ano anterior, resultando em uma diminuição de 67%.

Quanto aos homicídios, foram contabilizados sete homicídios neste ano, em comparação com os nove do ano anterior. Além disso, o roubo de veículos não apresenta ocorrências em 2024, marcando cinco meses consecutivos sem esse tipo de delito na cidade. No que diz respeito aos roubos a estabelecimentos comerciais, foi observado uma queda de sete casos em 2023 para apenas dois neste ano. 

Já sobre os números de prisões, foram totalizadas 190, juntamente com a recaptura de 24 foragidos, a apreensão de mais de 3kg de drogas e 15 armas. Até o momento, já foram atendidas mais de mil ocorrências pela Brigada Militar. 

Continua após a publicidade

E a queda dos números pode ser relacionada ao policiamento ostensivo preventivo, a implementação de cercamento eletrônico e ações de inteligência da Brigada Militar, desempenhando um papel fundamental na manutenção da ordem e na redução da criminalidade. Acima disso, a participação ativa da comunidade é enfatizada como um elemento essencial nesse processo. O policiamento comunitário, com visitas regulares ao comércio local, não apenas fornece orientações de segurança aos comerciantes, mas também promove uma relação de confiança e cooperação entre a polícia e os cidadãos.

Confira os dados abaixo: Dê o play!

Loading...