Você percebe que não está mais enxergando tão bem, seus olhos ficam irritados com facilidade e tem muito cansaço visual. Sinais claros que você precisa procurar o oftalmologista. Você vai no médico e após todos os exames e a indicação da lente correta para melhorar sua visão, chega a melhor hora: escolher a armação! Linda, estilosa, moderna, tudo a ver com você! Óculos pronto, é só sair usando e está tudo resolvido para sempre!
Huummm… tem algo estranho nessa história. Mesmo a gente amando um final feliz, nesse caso não tem opção: não é para sempre! A validade dos seus óculos de grau vai chegar ao fim em algum momento. Porém, temos uma boa notícia: é você pode prolongar a vida útil do seu acessório, tomando alguns cuidados. Confira as três dicas básicas que preparamos para te ajudar!
1. Guarde bem guardadinho
Se você não está usando seus óculos, não o deixe de qualquer jeito por aí, jogado no sofá, apoiado na bancada ou até mesmo na bolsa. Guarde-o sempre no estojo que veio junto com a armação. Por ser aveludado, ele evita arranhões nas lentes, que, aliás, devem estar sempre viradas para cima. Vale lembrar também que o estojo deve ficar em lugar seguro para evitar as quedas.
2. Fuja do calor!
A exposição ao sol e ao calor pode prejudicar a armação, causando deformações e descolorações. E o principal: vai prejudicar o revestimento das lentes. Então, nada de deixar os óculos, nem mesmo no estojo, no porta-luvas do carro, em um móvel que pegue sol durante o dia ou ainda na bolsa de praia. Os óculos também não devem ficar próximos a fontes de calor ou locais onde possam respingar produtos químicos. Por isso, evite deixá-los próximos da churrasqueira, micro-ondas e dos secadores de cabelo.
3. Limpeza é fundamental
Essa é a dica mais importante quando falamos da conservação dos seus óculos de grau. Deixá-lo sempre limpo evita manchas e arranhões. Procure sempre utilizar a flanela que vem junto com os óculos ou lave com água e sabão neutro, esfregando delicadamente com os dedos e, depois, enxágue com água corrente. Seque as lentes com um pano limpo e seco ou lenço de papel bem delicado. Uma outra opção interessante é o spray limpa lentes. Ele é útil se você não tiver como lavar os óculos em água corrente e não tem sabão neutro disponível.
Lembre-se: nunca utilize a camiseta ou tecidos que possam riscar a lente e nem use produtos de limpezas abrasivas, álcool, shampoo, sabonete líquido ou detergentes. Eles podem reagir com os tratamentos antirrisco, antirreflexo ou a proteção UV dos seus óculos.
Quando devo trocar meus óculos?
Se você tomou todos os cuidados, tenha certeza que seus óculos vão durar muito mais tempo. De qualquer forma, para saber se os óculos estão vencidos observe se as lentes estão trincadas, manchadas ou riscadas. Esses são sinais óbvios que está na hora de trocá-las. O mesmo vale quando falamos da armação com hastes enferrujadas, frágeis e até quebradas.
Outras indicações que você deve prestar atenção são: ter que mexer constantemente as orelhas, o nariz e o rosto para que os óculos fiquem alinhados; não conseguir usar sempre os óculos; olhar por cima ou por baixo das lentes; parte de trás das orelhas machucadas; não conseguir assistir televisão na cama e sentir peso no nariz. Tudo isso quer dizer que algo está errado. Ou com suas lentes ou com a armação.
Quanto tempo vale a receita do oftalmologista?
Geralmente, a validade de receita de óculos varia de seis meses a um ano, a partir da consulta, dependendo de cada pessoa. Nesse tempo, é possível que sua visão sofra alterações, mesmo que você não perceba. É bem comum notarmos a necessidade somente quando provamos outros óculos. Por isso, mesmo que você não sinta incômodos na visão, o ideal é que volte ao médico para repetir os exames em no máximo um ano, já que quando o grau aumenta a utilidade das lentes atuais acaba.
Mín. 14° Máx. 25°