13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Pesquisa alerta: Maioria dos brasileiros desconhece riscos da Gripe em idosos

Entre os resultados, destacou-se que 23% dos entrevistados percebem nenhum ou baixo risco associado à escolha de não se vacinar contra a gripe.

05/04/2024 às 17h28 Atualizada em 05/04/2024 às 17h28
Por: Renata Oliveira Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Pesquisa alerta: Maioria dos brasileiros desconhece riscos da Gripe em idosos

Uma pesquisa conduzida pela Sanofi em colaboração com a ALS Perception revelou um dado alarmante: 68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento sobre os impactos potenciais do vírus da gripe em pessoas idosas, especialmente no que se refere a agravar doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

O estudo, realizado em fevereiro de 2024, abrangeu pessoas com 40 anos ou mais, provenientes de todas as regiões do país e de diferentes classes sociais, com o intuito de compreender o entendimento da população sobre os efeitos além da gripe em idosos. Entre os resultados, destacou-se que 23% dos entrevistados percebem nenhum ou baixo risco associado à escolha de não se vacinar contra a gripe. Além disso, sete em cada dez brasileiros responsáveis pela vacinação de indivíduos com mais de 60 anos admitiram não saber quais vacinas os idosos devem receber.

Os dados também revelaram que apenas um terço dos entrevistados mostrou total conhecimento de que o vírus da gripe pode causar impacto em órgãos vitais, como coração, pulmão e cérebro, principalmente em idosos - grupo mais suscetível às complicações da doença.

O estudo corroborou com informações do Ministério da Saúde, que apontam que os idosos representaram a maioria dos óbitos e hospitalizações relacionados à influenza no ano anterior, especialmente aqueles com comorbidades, que apresentaram maior letalidade.

Surpreendentemente, grande parte dos entrevistados também demonstrou desconhecimento sobre os riscos cardiovasculares associados à gripe, como infarto e AVC. Apenas um quarto afirmou estar ciente dessas complicações. Os resultados ainda evidenciaram disparidades entre classes sociais, com pessoas de classe A demonstrando maior consciência sobre a importância da vacinação contra a gripe e sobre os riscos da doença, em comparação com as classes D e E.

Atualmente, a vacina trivalente, que oferece proteção contra três cepas do vírus da influenza, está disponível gratuitamente no SUS para diversos grupos, incluindo idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e outros. 

Diante desses dados, especialistas destacam a importância de campanhas de conscientização e da vacinação como medidas essenciais para proteger a população, especialmente os mais vulneráveis, contra os riscos da gripe. Ao comparecer a um dos pontos de imunização, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Vacinação em Bento Gonçalves

Até o dia 31 de maio, ocorre o período de imunização dos grupos prioritários contra a Influenza em Bento Gonçalves. A vacinação pode ser realizada, de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde. Lembrando que a sala de vacinas da Unidade Central, está localizada no Centro de Referência Materno Infantil. O horário é das 7h30min às 11h / 13h às 16h30min.

Confira os grupos prioritários:
Crianças de 6 meses a < 2 anos
Crianças de 2 anos a < 6 anos
Pessoas de 60 e mais
Gestantes
Puérperas
Indígenas vivendo fora de terra indígena
Indígenas vivendo em terra indígena
Trabalhadores de saúde
Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
População privada de liberdade (18 anos e mais)
Funcionário do sistema de privação de liberdade
Comorbidades
Professores
Forças Armadas
Pessoas em situação de rua
Forças de segurança e salvamento

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários