Em seu primeiro teste preparatório na pré-temporada, o Esportivo conquistou uma vitória pelo placar de 3 a 1 diante do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (Siapergs). O jogo-treino foi realizado nesta terça-feira (2), no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, e serviu de preparação para o clube visando a disputa do Gauchão Série A2 de 2024.
O próximo e último confronto amistoso do Esportivo será diante do Aimoré, no sábado (6), às 16h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. A estreia na competição estadual ocorre no dia 14 de abril, diante do Gaúcho, de Passo Fundo, em Bento Gonçalves.
O jogo:
Na etapa inicial, o técnico Gustavo Papa colocou em campo uma projeção do que será sua equipe titular para a temporada 2024. O alviazul atuou com Rafael Roballo, Lessa, Chicão, Jackson e Balbino; Tobias, Kaio e Giovanni; Thalles, Gustavo Sapeka e Marcos Paulo, num esquema de 4-3-3.
O Esportivo dominou as ações do primeiro tempo, criando as melhores oportunidades para balançar as redes do adversário, enquanto o Siapergs encontrava dificuldades para construir jogadas de efento no seu campo de ataque. A primeira chance do alviazul foi em uma cobrança de falta na área. Em bola alçada, ela passou por toda a extensão da área, sobrando com Marcos Paulo que cruzou para o meio; Giovanni recebeu e finalizou, acertando o travessão.
Pouco depois, Giovanni foi acionado e colocou entre os zagueiros para encontrar Gustavo Sapeka, o qual cortou para o meio e finalizou, porém no meio do gol adversário. A pressão alviazul deu resultado: Jackson fez lançamento para Cristian Lessa na lateral esquerda, o qual cruzou para a área e Thalles completou para o fundo das redes, 1 a 0.
Ainda na etapa inicial, Marcos Paulo recebeu fora da área e deu passe para Gustavo Sapeka, o qual tentou colocar por cobertura na saída do goleiro adversário, porém finalizando para fora.
Na etapa derradeira, o técnico Gustavo Papa colocou outra equipe dentro das quatro linhas, a qual era formada por Ronald, Thiago, Locatelli, Caio e André; Edmilson, Murilo Xavier e Maurício Ferreira; Vitinho, Kaua Garcia e Lucão. Entraram durante o segundo tempo o goleiro Douglas, o zagueiro Alex, e os atacantes Cassiano e Gregori.
Com uma equipe nova em campo, o time visitante conseguiu equilibrar as ações da partida, porém construindo pouco no setor ofensivo. O Esportivo manteve o ímpeto com uma forte marcação e controlando a posse de bola do confronto. Em uma jogada em velocidade, Vitinho fitou a marcação, o goleiro e deixou Kaua Garcia livre para fazer o segundo do Esportivo, 2 a 0.
O Siapergs conseguiu diminuir a vantagem do placar em cobrança de escanteio, com Marcelo aparecendo livre no segundo poste para balançar as redes. No entanto, o Esportivo ampliou a vantagem, também na bola parada. Em bola alçada na área em cobrança de falta, a bola passou por toda a extensão e o goleiro falhou ao não conseguir alcançá-la; ela bateu no poste e Thiago, livre e sem marcação, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, 3 a 1.