Economia Negócios
Estudo mostra que Brasil é 11º país no ranking de mulheres na liderança
Embora acima da média global, o país recuou 2% no número de mulheres em cargos de liderança entre 2023 e 2024
02/04/2024 11h10 Atualizada há 5 meses
Por: Renata Oliveira Fonte: Agência Dino
Grant Thornton

Um estudo recente da Grant Thornton, intitulado "Women in Business: Pathways to Parity", revelou que as mulheres ocupam 37% dos cargos de liderança sênior nas empresas no Brasil. Apesar desse número, o país ficou atrás de outras nações como África do Sul (2ª posição), Espanha (6ª) e França (9ª) no ranking de equidade de gênero em liderança empresarial, mas à frente de países como México (12ª), Irlanda (13ª) e Estados Unidos (16ª).

O estudo classifica as Filipinas como líderes no ranking, seguidas pela África do Sul e Tailândia. Apesar de um aumento global na porcentagem de mulheres em cargos de liderança, o Brasil registrou um recuo de cerca de 2% em comparação com o estudo anterior, realizado em 2023.

Mudanças culturais e legislativas têm contribuído para o progresso em direção à equidade de gênero, conforme observado ao longo das últimas duas décadas em todos os 18 países avaliados. O Japão, embora ocupe o último lugar no ranking, aumentou significativamente a representação feminina em cargos de liderança, de 8% em 2004 para 19% em 2024, apesar de ainda estar abaixo da média global da Grant Thornton.

Continua após a publicidade

Élica Martins, sócia de Auditoria da Grant Thornton, destaca a importância de consolidar medidas não apenas para aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança, mas também para mantê-las nesses cargos. "É crucial contar com o apoio da alta administração para incluir mulheres como representantes e implementar estratégias de diversidade e inclusão de forma mensurável e eficaz", ressalta Martins.

O estudo reflete um cenário de avanços e desafios na participação das mulheres em posições de liderança, destacando a necessidade de medidas concretas e contínuas para garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento do potencial das mulheres no ambiente empresarial.

Sobre a Grant Thornton 

Continua após a publicidade

A Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. Está presente em mais de 147 países e conta com mais de 68.000 colaboradores. No Brasil, está posicionada nos 16 principais centros de negócios do país, contando com mais de 1.700 pessoas, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, auxilia empresas dinâmicas a atingirem seus potenciais de crescimento de forma sustentável, gerando a melhor proposta de valor para o negócio por meio de recomendações significativas, voltadas para o futuro.