Após o anúncio por parte da prefeitura de Bento Gonçalves de seu afastamento, o secretário Gilberto Junior gravou um vídeo em frente ao Laboratório Municipal para o que ele chamou de restabelecimento da verdade. No vídeo, o secretário tenta explicar qual procedimento é realizado e de que forma acontece o descarte dos materiais. Porém, servidores da UPA 24 Horas afirmam que o secretário afastado trouxe apenas uma parte da informação à população.
De acordo com Gilberto Junior, em um vídeo editado, o tubo utilizado para coleta de sangue é descartável e não são reutilizados. Ele também cita que tratava-se de um tubo VSG, que não seria utilizado com os pacientes. "O secretário afastado também destacou que é feito um controle rigoroso em todo o serviço realizado no laboratório municipal, que atua 24 horas por dia. Confira clicando aqui o que disse o secretário.
Porém, em seu vídeo, Gilberto Junior não fala sobre os motivos que levaram ao seu afastamento do cargo e a abertura de sindicância por parte da Prefeitura de Bento Gonçalves. Funcionários da UPA 24 Horas denunciam que, após a reportagem do NB ser publicada, na manhã desta terça-feira, 26, todos os materiais vencidos, que vinham sendo utilizados, foram juntados e descartados. Além disso, eles reforçaram a ordem de utilização dos materiais na unidade laboratorial. O frasco de coleta de sangue, mostrado pelo secretário em seu vídeo, por exemplo, estavam sendo reutilizados no laboratório mesmo vencidos desde abril ou maio de 2023. Somente agora, após a publicação da reportagem, estão sendo descartados.
Mín. 17° Máx. 27°