17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Secretário de Saúde de Bento é afastado após escândalo em laboratório

Vereadores denunciaram a reutilização de tubos utilizados na coleta de sangue e fezes de pacientes na UPA 24 Horas.

26/03/2024 às 13h25 Atualizada em 26/03/2024 às 13h47
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Prefeito Diogo determinou o afastamento do secretário Gilberto Junior - Foto: Divulgação
Prefeito Diogo determinou o afastamento do secretário Gilberto Junior - Foto: Divulgação

Após a denúncia feita por vereadores em relação à reutilização de tubos de coleta de sangue e fezes na Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, o secretário Gilberto Junior foi afastado do cargo. A denúncia foi a gota d'água para o seu afastamento, pois sua gestão vinha sendo questionada há muito tempo, depois de diversos fatos ocorridos na área da saúde em Bento.

Por volta das 13h20min, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves emitiu uma nota simples informando o afastamento do secretário. Na nota divulgada em suas redes sociais, o poder público revela que todos os assuntos relacionados à àrea da saúde são e serão tratados com máximo rigor e prioridade. Além disso, o comunicado informa que será aberta uma sindicância para apurar os responsáveis e suas eventuais responsabilidades. "Todas medidas adotadas têm como base princípios fundamentais como a transparência, o zelo por uma saúde pública de qualidade e o cuidado com o Laboratório Municipal, um órgão de suma importância que recebeu conceito máximo na avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade", destaca a nota da Prefeitura.

 

Em uma visita realizada na sexta-feira, 22 de março, os vereadores Rafael Fantin, o Dentinho (PSD) e Rafael Pasqualotto (PL) constataram diversas irregularidades ocorridas no Laboratório Municipal. entre elas a reutilização dos tubos de coleta de sangue de pacientes. O sangue que sobrava dos exames eram jogados em uma pia e os tubos eram lavados com água e sabão e, posteriormente, colocados em uma máquina de secar toda enferrujada. Depois, voltavam a ser utilizados em novos pacientes. O mesmo acontecia com os potes onde os pacientes colocavam a urina e as fezes para exames.

Os vereadores vão levar o caso para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e também ao Ministério Público para que seja aberta uma investigação sobre o caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários