13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vereadores denunciam reutilização de materiais laboratoriais na UPA 24h

De acordo com as informações, os materiais para coleta de sangue e fezes estão sendo lavados e reutilizados pelos profissionais de saúde do espaço.

25/03/2024 às 17h44 Atualizada em 26/03/2024 às 12h56
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Imagens foram obtidas pelo cinegrafista do vereador durante visita ao Laboratório Municipal. Crédito: Reprodução/Rafael Pasqualotto
Imagens foram obtidas pelo cinegrafista do vereador durante visita ao Laboratório Municipal. Crédito: Reprodução/Rafael Pasqualotto

Após diversos casos de negligência médica na UPA 24h de Bento Gonçalves, os vereadores Rafael Pasqualotto (PL) e Rafael L. Fantin - o Dentinho (PSD) realizaram uma visita no espaço e trouxeram à público uma grave situação sobre a utilização de materiais laboratoriais no local. Frascos de sangue, fezes e outros itens estão sendo lavados e reutilizados na coleta de exames de pacientes, uma prática totalmente irregular. 

Enquanto os vereadores eram atendidos pelo Secretário de Saúde, Gilberto Júnior, um cinegrafista flagrou uma situação preocupante no Laboratório da UPA 24h. Conforme denunciado pelas redes sociais do vereador Rafael Pasqualotto (PL), eles verificaram diversos frascos de sangue e fezes com os lacres já abertos e mostrando sinais de uso. "Frascos de vidro, copos de acrílico, lâminas com exames de sangue e fezes são lavados e reutilizados para outros exames. Nas imagens, é possível ver pelas pontas pretas e adesivos que os frascos nas gavetas já foram usados e pior, os frascos com validade vencida," explica Pasqualotto. 

No vídeo, também é mostrado uma estufa velha e enferrujada que é usada para secagem dos materiais. "Para piorar, esse mesmo material é colocado em um tipo de estufa velha e enferrujada para secar o material já lavado. Conforme legislação vigente, reutilizar materiais de laboratório é proibido. Exames podem ser alterados devido essa má utilização, você pode achar que está doente e não está, e alguém que acha que está sã, pode estar doente," coloca o vereador. 

O parlamentar também destaca que "não tivemos certeza de quem fiscaliza esse laboratório público e aonde são descartados os resíduos biológicos, pois sabemos que laboratórios privados são extremamente cobrados e a Prefeitura? Temos mais provas e vamos encaminhar para os órgãos competentes para que medidas sejam tomadas," finaliza Rafael. Assista o vídeo aqui.

A Reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, mas ainda não obteve retorno. Logo que responderem, a matéria será atualizada. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários