Geral Trânsito
Pedágios Free Flow na Serra Gaúcha iniciam operações a partir de 30 de Março
Pórticos de cobrança eletrônica sem cancelas estão localizados na ERS-122, em Antônio Prado, em São Sebastião do Caí, Farroupilha e Ipê, na ERS-240, em Capela de Santana, e na ERS-446, em Carlos Barbosa.
23/03/2024 19h46
Por: Kevin Sganzerla Fonte: Concessionária CSG

A partir da meia-noite do dia 30 de março, os motoristas que trafegam pelas rodovias da Serra Gaúcha terão uma nova experiência de pedágio. Cinco novos pontos de cobrança eletrônica sem cancelas, conhecidos como pedágios free flow, começarão a operar, anunciou a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Localizados estrategicamente em pontos-chave das rodovias, os pórticos de cobrança estarão ativos em pontos da ERS-122, em São Sebastião do Caí, Farroupilha e Ipê, na ERS-240 em Capela de Santana, e na ERS-446 em Carlos Barbosa. Com a mudança, a antiga praça de pedágio em Portão no quilômetro zero da ERS-122, será desativada às 23h do dia 29 de março.

Os novos pedágios estão equipados com tecnologia avançada para cobrança automática, dispensando a necessidade de parada dos veículos. As tarifas serão cobradas nos dois sentidos das vias.

Para orientar os motoristas sobre os pontos de cobrança, serão instaladas placas de sinalização próximas aos pórticos, informando sobre os pedágios free flow, valores das tarifas e métodos de pagamento. Além disso, painéis digitais estarão disponíveis para transmitir mensagens variadas sobre as estruturas de cobrança automática.

Continua após a publicidade

Formas de Pagamento:

Tag: Adesivo previamente colocado no para-brisa, permite o pagamento automático das tarifas. Tags podem ser adquiridas através de empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, bem como instituições financeiras, através de seus sites e aplicativos.

Aplicativo "CSG FreeFlow": Disponível gratuitamente na Play Store ou na Apple Store. Após cadastro, os usuários podem efetuar o pagamento após passar pelo pórtico, verificando o extrato de passagens, ou inserindo créditos antes da viagem para débito automático. O pagamento pode ser feito via PIX ou cartão de crédito, com o extrato disponível em até 48 horas.

Continua após a publicidade

Site www.freeflow.csg.com.br: Sem custo, o site oferece funcionalidade similar ao aplicativo. Para obter descontos nas tarifas, é necessário realizar um cadastro prévio.

Totem nas Bases de Atendimento ao Cliente: Pagamento presencial por PIX ou cartões de crédito e débito nas bases localizadas em Ipê, Flores da Cunha, Farroupilha, Bom Princípio e Capela de Santana.

Caso o valor da tarifa não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo sistema, o proprietário do veículo perde o direito aos descontos que já tenha adquirido e receberá uma multa por não pagamento de pedágio, considerada infração grave. A penalização acarreta o pagamento de R$ 195,23 ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O pagamento da multa também não quita o saldo devedor com a concessionária, que pode acarretar ao valor juros e na inclusão do nome negativado do proprietário do veículo em órgãos de cobrança, como Serasa e SPC.

Confira os valores: