O Hospital São Roque (HSR), em parceria com a Prefeitura de Carlos Barbosa, realizou a 1ª edição do Dia D de Doação de Sangue de Carlos Barbosa em 2024, na última quarta-feira (20). Os resultados foram comemorados, uma vez que houve o incremento de 89 novas bolsas de sangue no estoque do Hemocentro de Caxias do Sul.
Esse número representa um marco significativo para a cidade, marcando um novo recorde de coletas desde o retorno do Dia D após os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Comparativamente, em 2022 foram coletadas 80 bolsas de sangue, enquanto em 2023 o número registrou 69 doações.
Para alcançar esse resultado expressivo, foram disponibilizadas mais vagas para doação, antecipando possíveis inaptidões. No entanto, 23 pessoas não puderam doar devido aos parâmetros de saúde exigidos para a coleta.
Luana Foiatto, enfermeira responsável pela Agência Transfusional do HSR, expressou sua gratidão à comunidade de Carlos Barbos. "Cada doação representa uma chance de esperança para pacientes em situações críticas e uma oportunidade de oferecer conforto e apoio às suas famílias", ressalta.
O sucesso da iniciativa permitiu o planejamento de novas datas para a realização de duas edições adicionais do Dia D ainda em 2024. O próximo evento está agendado para o dia 26 de junho, com o cadastramento de doadores iniciando duas semanas antes. Além disso, a última edição do ano está prevista para o dia 18 de setembro.
Para aqueles que não puderam doar em Carlos Barbosa e não querem esperar até a próxima edição do Dia D, a prefeitura de Carlos Barbosa está organizando um novo mutirão de doações em Caxias do Sul. As inscrições devem ser feitas antecipadamente através do telefone do Posto de Saúde do município: (54) 3461 8904.
Mín. 17° Máx. 27°