O dia 21 de março é marcado por ser o Dia Internacional de luta pela eliminação da Discriminação Racial e o Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves, aproveita o momento para deixar uma reflexão pelo assunto. Confira abaixo.
No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é ao mesmo tempo um dia de reconhecimento e um chamado urgente à ação. O racismo continua a envenenar instituições, estruturas sociais e o cotidiano de toda a sociedade. Continua a ser um condutor de persistente desigualdade. Nenhum país está imune à intolerância nem livre do ódio.
Pessoas Negras, Indígenas, Migrantes Refugiados, Comunidades Minoritárias, e tantos outros – todos continuam a enfrentar estigmatização, culpabilização, discriminação e violência. Todos nós temos a responsabilidade de nos engajar em solidariedade com movimentos por igualdade e direitos humanos em todos os lugares.
Devemos escutar aqueles que passam por injustiça e garantir que suas demandas e preocupações estão no centro dos esforços para desmontar estruturas discriminatórias. Justiça reparatória também é crucial para alcançar equidade racial e reparar o legado duradouro de séculos de escravidão e colonialismo. Construir um futuro de justiça requer consertar um passado injusto.
Movimento Negro Raízes
Mín. 17° Máx. 27°