A Comunidade Rural Terapêutica, localizada na comunidade de Passo Velho, distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, celebra 13 anos de atividade dedicada ao resgate de vidas que possuem dependência química, seja na luta contra o alcoolismo e/ou contra drogadição.
Com capacidade para atender até 32 pessoas, a Comunidade Terapêutica abriga atualmente 17 indivíduos em seu espaço. O tratamento, que se estende por seis meses, oferece um suporte abrangente, incluindo auxílio psicológico, psiquiátrico, enfermagem, clínico e odontológico, além de medicações e participação em grupos de autoestima.
A Comunidade Terapêutica de Bento Gonçalves é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pela municipalidade. Sob a coordenação do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), a instituição realiza uma triagem inicial e encaminha os pacientes para o tratamento necessário. Além dos cuidados básicos, os residentes desfrutam de um ambiente enriquecedor, com uma biblioteca, horta e horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores.
Leonir Vivan, coordenador do espaço desde sua fundação, expressa o sentimento de missão cumprida: "O meu sentimento é de quem está salvando vidas, dos dependentes e também dos familiares. Aqui nós tratamos as pessoas com igualdade, com o objetivo de recuperarmos cada um para que quando regressarem a sociedade, estejam bem consigo mesmo e longe da dependência", comenta.
O secretário de Saúde, Gilberto Junior, enfatizou o papel crucial da instituição na reconstrução de histórias. "A comunidade terapêutica tem uma função social extremamente importante, porque é nesse local que muitas pessoas começam a reconstrução de suas histórias, através de um tratamento exemplar feito por todos os profissionais", ressalta.
Mín. 17° Máx. 27°