A 3ª Vara Criminal de Caxias do Sul condenou três homens, com penas entre 34 e 38 anos de prisão, por envolvimento no latrocínio que resultou na morte de Gabriel Souza Machado, de 17 anos, em Caxias do Sul, em agosto de 2023. O regime de cumprimento da pena é o fechado e o trio não poderá recorrer da decisão em liberdade. Além do latrocínio, os homens também foram condenados por roubo majorado e corrupção de menores.
Na denúncia do Ministério Público do Estado é detalhado o que aconteceu na data. Os réus, acompanhados de dois adolescentes menores de idade, estavam circulando em um veículo Fiat Uno na Rua Carlos Cesa, bairro Sanvitto, quando decidiram parar e roubar seis jovens que voltavam de uma festa. Dois deles desceram do carro armados e anunciaram o assalto.
Cinco das seis vítimas conseguiram fugir e esconderam-se nas proximidades, enquanto Gabriel foi rendido e atingido por dois disparos de arma de fogo. Ele morreu ainda no local, por hemorragia interna. Foram roubados de Machado o moletom, o tênis, a camiseta e o iPhone.
A condenação do trio foi proferida pelo Juiz de Direito Rudolf Carlos Reitz, da 3ª Vara Criminal de Caxias do Sul.