Perda de peso, fortalecimento dos músculos e dos ossos, alívio do estresse, melhora da capacidade cardiorrespiratória, enfim, a lista de benefícios da corrida é extensa e bastante conhecida. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que correr é a atividade física que tem o maior efeito no aumento da expectativa de vida. O assunto será debatido no programa "De papo com a Jaque", nesta terça-feira, 5 de novembro, a partir das 20h. Os convidados serão os atletas Sirlesio Carboni Jr. e Dalila Ticiani.
"Corrida pode aumentar a expectativa de vida"
Um estudo realizado pelo Instituo Cooper, nos EUA, descobriu que apenas 5 minutos de corrida por dia já garante longevidade, mas o dado mais significativo foi o de que a cada hora que você corre, ganha 7 horas extras de vida. Os resultados foram obtidos através da reunião de trabalhos científicos anteriores sobre os benefícios da atividade.
De acordo com o levantamento, independentemente da distância ou da velocidade, correr diminui em quase 40% os riscos de morte prematura, um benefício conquistado até mesmo em casos em que a pessoa fumava, bebia álcool e apresentava histórico de problemas de saúde, como hipertensão ou obesidade.
Os cientistas não foram capazes de determinar, exatamente, por que a corrida é tão poderosa para evitar a mortalidade precoce, mas acreditam que o fato se dá pelos resultados positivos da atividade, que incluem redução da pressão alta e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.
Correr pode trazer os maiores benefícios de saúde, mas não é o melhor exercício para todos, já que condições médicas ou ortopédicas podem restringir a prática para muitos indivíduos. Para quem quer começar a correr, o primeiro passo é procurar um médico para realizar uma avaliação e alguns exames específicos antes de iniciar.
Modalidades diferentes para cada perfil
Tipos de corrida
Corrida de Pista
Corrida de Rua
Corrida Cross Country
Corrida em Montanha
Corrida Trail
Mín. 16° Máx. 26°