No evento de abertura da agenda 2024 do CIC Bento Gonçalves, o Prefeito Diogo Siqueira trouxe atualizações sobre o andamento das obras no Complexo Hospitalar da cidade. Segundo ele, a construção está sendo entregue "em etapas", mas que o objetivo atual está em melhorar o atendimento na UPA 24h.
Sem atualizações oficiais desde agosto de 2023, as obras no Complexo Hospitalar de Bento Gonçalves andam lentamente e sem informações disponíveis. A Reportagem do NB tentou conseguir mais detalhes, principalmente após a publicação no Diário Oficial do Município sobre um aditivo de R$ 248.890,56 mil para a construção da Torre de Internação da UPA, mas sem sucesso.
Contudo, após questionamentos da Reportagem em uma coletiva de imprensa na sala de reuniões do CIC Bento, o Prefeito Diogo Siqueira trouxe novidades sobre a obra. "As obras continuam, não estão paradas. Temos o Bloco Cirúrgico que voltou agora, temos um novo contrato com a empresa (não informou qual) e as obras foram retomadas. Temos os andares de internação que estão acontecendo. Já entregamos a nova base do SAMU, a farmácia, fizemos uma boa reforma no Galassi e agora também estamos fazendo mais uma reforma para ter um Centro de Atendimento dentro do Galassi. Então, estão acontecendo diversas obras lá dentro," explica o Prefeito.
Além disso, Diogo coloca que uma das prioridades agora é melhorar o atendimento na UPA 24h. "O momento agora é ampliar a escala médica, estamos tendo um problema, que precisamos reconhecer, que é na demora do atendimento, principalmente nos casos leves (azul e verde) que são quase 70% das ocorrências, só que precisamos melhorar essa escala, pois com isso vou ganhar a tranquilidade da equipe e da população. O que estou fazendo agora é pegar uma sentinela dentro da zona azul, com dois médicos a mais, e ir melhorando o sistema," destaca Siqueira.
Sobre uma data oficial de inauguração do Complexo, não houve uma resposta concreta. "Estamos entregando um pouco por vez. O andar de internações, que inauguramos na pandemia, equipamos agora e todos os pacientes que iriam para o Tacchini ou Caxias do Sul, estão ficando ali. Então muita coisa eu consigo resolver dentro da UPA," disse o Prefeito.
Economia do município em crescimento
Além da questão da saúde, a Reportagem do NB aproveitou para perguntar ao Prefeito sobre a arrecadação financeira do município neste primeiro trimestre de 2024. De acordo com Diogo, a cidade está crescendo. "Tivemos um baque no ICSM (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em 2023, tivemos uma estabilidade no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), ficamos abaixo da inflação em alguns impostos e o ISSQN (Imposto municipal cobrado pela prestação, por empresa ou profissional autônomo, de serviços não compreendidos na competência da União ou dos Estados), subiu muito bem ano passado. Nestes dois primeiros meses, estamos tendo todos os impostos crescendo acima da inflação. Estou tendo uma visão que, neste ano, começamos muito bem com a arrecadação de impostos, alguns cresceram 15%, IPVA também cresceu, IPTU que está começando agora, então está ocorrendo um crescimento na cidade. Eu digo que estamos em um momento muito bom e que vamos manter essa estabilidade de crescimento," destacou o Prefeito.