O compromisso do Hospital Tacchini em promover o parto normal entre as gestantes recebeu destaque durante o anúncio de novos investimentos do Governo do Rio Grande do Sul para 61 hospitais. A Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, elogiou os esforços da instituição, destacando que é o hospital com maior índice de parto normal no estado.
A instituição, que mantém uma porcentagem de partos normais consistentemente acima da média estadual desde 2016, é uma referência em gestação de alto risco para 22 municípios da região. A maternidade do Tacchini realiza até 1,8 mil partos por ano, o que corresponde a cerca de metade do total de nascimentos na região Vinhedos e Basalto.
Integrando o projeto Parto Adequado, uma iniciativa global que valoriza o parto vaginal e resgata a importância da fisiologia no processo, o Hospital Tacchini promove a humanização, segurança e respeito à mãe e ao bebê. Durante o trabalho de parto, a gestante recebe assistência de uma equipe multiprofissional, composta por médicos obstetras, anestesistas, pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.
A humanização é uma prioridade, com ações como a presença de acompanhante, banho terapêutico, exercícios e técnicas para aliviar a dor. O aleitamento materno é incentivado e apoiado, e o atendimento da mãe e do bebê ocorre simultaneamente no mesmo espaço físico.
Aporte financeiro:
Durante o evento, o Governo do Estado anunciou um investimento significativo de R$ 1.904.363,32 no Hospital Tacchini, por meio do programa Avançar na Saúde. Esse valor será direcionado para a reforma e ampliação da linha de cuidado materno infantil.