Na reedição da final do Campeonato Gaúcho do ano passado, o Grêmio derrotou o Caxias por 2 a 1 e arrancou em vantagem na disputa das semifinais da competição estadual, em jogo de ida realizado neste sábado (16), no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Os gols gremistas foram marcados por Franco Cristaldo e Diego Costa. O time da casa descontou em gol contra de Du Queiroz.
A decisão de uma das vagas nas finais fica para terça-feira (26), na Arena do Grêmio. Com a vantagem, o Tricolor joga por um empate para decidir mais uma vez o título do Gauchão. O Caxias, por sua vez, terá que vencer por, no mínimo, dois gols de diferença para avançar a final. Em caso de vitória por um gol de diferença, o confronto será decidido nas penalidades.
O jogo:
A partida começou com o campo pesado pela insistente chuva que caiu durante a tarde na Serra. O time da casa buscou pressionar nos primeiros movimentos do confronto, resultando em boas oportunidades de gol com Tomas Bastos, em cobrança de Falta, e Álvaro, de cabeça. Emerson Santos também teve uma boa chance em chute de fora da área, com Caíque fazendo uma bela defesa.
Na primeira investida gremista com maior contundência até então na partida, o Tricolor foi efetivo. Aos 20 minutos, em grande jogada coletiva, Diego Costa recebeu a escorada de cabeça de João Pedro, e tocou para Villasanti, que fitou a marcação e cruzou para Cristaldo testar firme. O goleiro defendeu, porém, no rebote, a bola sobrou novamente com Cristaldo, que não desperdiçou e balançou as redes, 1 a 0.
Na etapa derradeira, o Grêmio passou a dominar as ações da partida. Aos 10 minutos, Mayk fez longo lançamento para Diego Costa, que invadiu a área e finalizou, porém Volpi fez boa intervenção, impedindo o segundo do time visitante. Aos 20, em trama ofensiva entre Cristaldo e Diego Costa, o centroavante recebeu a bola na área e foi derrubado. A arbitragem assinalou pênalti no lance. Na cobrança, Diego Costa bateu com precisão para ampliar a vantagem, 2 a 0.
O Caxias conseguiu descontar o marcador aos 30 minutos em cobrança de falta lateral, em gol contra de Du Queiroz. Nos minutos finais, o Caxias tentou pressionar em investidas, mas a defesa Tricolor soube suportar as ofensivas da equipe da casa.
Mín. 15° Máx. 18°