Meio Ambiente Meio Ambiente
Pele de onça pintada é apreendida em operação do Batalhão Ambiental
Pele do animal foi encontrada em um estabelecimento de triagem e armazenamento de resíduos sólidos que atuava de forma clandestina.
15/03/2024 08h27 Atualizada há 8 meses
Por: Renata Oliveira

Uma equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) flagrou uma empresa, no município de Bom Jesus, operando sem licença e localizou uma pele ilegal de uma Onça-pintada. O caso ocorreu nesta quinta-feira, 14.

Os policiais militares realizavam fiscalizações em empreendimentos potencialmente poluidores, quando constataram que uma empresa de triagem e armazenamento de resíduos sólidos operava sem a devida licença de operação (LO) e sem cadastro junto à prefeitura, não possuindo CNPJ. 

No interior do estabelecimento, a equipe do 3º BABM localizou um couro de Onça-pintada (Panthera onca) - animal ameaçado de extinção. A pele não possuía documento de origem. 

Devido aos fatos, o responsável pelo empreendimento foi detido, sendo confeccionado um Termo Circunstanciado pelos crimes ambientais de guardar produtos provenientes da fauna silvestre sem autorização, com pena aumentada por se tratar de espécie ameaçada de extinção. E por não possuir licença para atuação da empresa. 

Continua após a publicidade

Na pele do animal foi possível observar perfurações compatíveis projéteis de arma de fogo. O couro foi apreendido e será encaminhado ao Ministério Público, à Divisão de Fauna da SEMA-RS e à respectiva prefeitura para as medidas cabíveis.