16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Caso de racismo é investigado em jogo do Farrapos

Pela segunda vez, um clube esportivo de Bento Gonçalves, desta vez o Farrapos Rugby, é envolvido em cenas lamentáveis cometidas por pessoas irresponsáveis, travestidas de torcedores.

30/10/2019 às 13h20 Atualizada em 28/11/2019 às 19h37
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Notícias de Bento
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Racismo, intolerância racial, discriminação, preconceito. São palavras que cansamos de ouvir diariamente, mas que, algumas pessoas, jamais vão deixar de praticar. E a irresponsabilidade de alguns pode manchar uma campanha brilhante do Farrapos Rugby no Super 13, o Campeonato Brasileiro de Rugby. Um caso de racismo e também de ameaças de agressão à arbitragem no confronto contra o Jacareí, no sábado, 26, estão sendo apurados pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

A denúncia foi feita pelos atletas do Jacareí e também pela equipe de arbitragem. A equipe paulista foi superada pelo placar de 20 a 16, sendo eliminada da competição. Na partida, alguns atletas denunciaram que sofreram ofensas racistas por parte de torcedores que estavam na arquibancada acima da casamata do Jacareí. 

A arbitragem da partida teria sido ameaçada por torcedores e alguns ex-atletas do clube que estavam na arquibancada, pelo motivo de não concordarem com algumas marcações dentro de campo. Durante o jogo, os atletas do Farrapos interviram para que as ofensas fossem paralizadas. A Confederação Brasileira de Rugby já está de posse da súmula da partida, mas ainda não divulgou o seu conteúdo. Em nota, a CBRu afirma que tomará as medidas cabíveis para que incidentes deste tipo não se repitam no rugby. "A CBRu tomará as medidas cabíveis para que esse lamentável incidente não se repita, sem prejuízo de encaminhar o tema para investigação e sanção junto aos órgãos competentes", diz a nota. 

De acordo com um dos membros da direção do Farrapos, Fabiano Ferrari, o clube está investigando e buscando identificar os responsáveis pelos atos. "O Farrapos busca esclarecer os fatos. Caso algum torcedor que estava presente viu o que aconteceu pode entrar em contato com o clube para que possa nos auxiliar na identificação", afirma.

O Clube Esportivo já foi penalizado por atitudes irresponsáveis no histórico jogo contra o Veranópolis, no famoso Caso Márcio Chagas. Na época, o árbitro teve o seu veículo amassado e bananas foram colocadas no cano de descarga e em cima do automóvel do árbitro. 

Farrapos emitiu nota de repúdio

Rapidamente, a diretoria do Farrapos emitiu uma nota de repúdio em suas redes sociais sobre o fato. Segundo o presidente do clube, Luis Francisco Flores, o Tito, todo um trabalho de mais de uma década, construído com responsabilidade e pregando a moralidade e o respeito pode ser manchado por atitudes de alguns irresponsáveis. Flores afirma que já solicitou à Prefeitura Municipal que a Guarda Civil Municipal (GCM) esteja presente na Montanha Velha nos próximos jogos do Farrapos. O objetivo é evitar que este tipo de situação se repita. "Os jogadores do Farrapos pagam para levar o nome da cidade mais longe. Ninguém ganha um centavo para fazer isso e agora somos obrigados a buscar uma defesa por causa de alguns irresponsáveis que não sabem se comportar em local público. Vamos torcer para que o pior não aconteça", destacou o presidente.

O presidente do Farrapos revelou que provavelmente a CBRu deve abrir um Processo Disciplinar contra o clube por causa deste fato. "Racismo é crime e estas pessoas tinham que ter saído presas do estádio. Lamentamos o fato acontecido, lembrando sempre que o Farrapos repudia qualquer ato discriminatório, seja ele contra quem for", finalizou o presidente.

Confira a íntegra da nota de repúdio do Farrapos

Nenhuma descrição de foto disponível.

O Estádio da Montanha é um espaço público, que tem acesso liberado em horário comercial para quem quiser entrar. O Farrapos não cobra pelo acesso ao estádio em dias de jogo e não tem controle de quem pode ou não pode entrar no estádio. Dito isso, somos fiéis aos valores do rugby, e mais que isso, aos valores de igualdade entre todos nós. Repudiamos qualquer manifestação de discriminação, seja ela racial ou de qualquer outra natureza, fato que se evidencia pois os membros do clube sempre intercedem quando presenciam absurdos como esse. Nos resta desculpar-nos pela conduta destes que frequentam o estádio da Montanha e ofendem a todos, inclusive a nos do FRC, com atitudes que nos envergonham. Eles podem ser qualquer coisa, menos torcedores do Farrapos Rugby Cube. Vamos buscar apoio dos órgãos públicos locais de forma a implementarmos medidas que coíbam essas atitudes discriminatórias que não condizem com os valores de nosso clube e muito menos de nossa cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários