A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação 5° Mandamento, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estabelecida na Serra Gaúcha. O resultado da operação foi a prisão de 16 pessoas, incluindo uma advogada. Entre os detidos, estão também quatro indivíduos pegos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
A investigação que culminou na Operação 5° Mandamento teve início em janeiro, após a captura de um homem considerado um dos principais líderes da facção criminosa. Este indivíduo estava foragido há mais de três anos e foi localizado no Rio de Janeiro em uma operação conjunta das Polícias Civil e Federal.
Durante o período em que permaneceu fora do Estado, o líder fugitivo continuou exercendo sua influência na facção, coordenando o tráfico de drogas e ordenando a execução de rivais, revelaram as investigações.
Além do líder e de dois dos principais integrantes da organização criminosa, uma advogada foi presa durante a operação. Ela é acusada de participar do assassinato de um homem logo após sua liberação da prisão. O crime ocorreu em janeiro deste ano, na cidade de São Vendelino.
Mín. 14° Máx. 25°