14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Padre é condenado por assédio sexual contra uma adolescente em Canela

Líder religioso foi sentenciado a cumprir um ano e três meses em regime aberto, cuja pena foi substituída pelo pagamento de cinco salários mínimos

12/03/2024 às 09h00
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Padre é condenado por assédio sexual contra uma adolescente em Canela

O padre Vanderlei Barcelos de Borba, de 51 anos, foi condenado pelo crime de assédio sexual contra uma adolescente, de 16 anos, que trabalhava na secretaria da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Canela, onde ele era o pároco. A juíza Simone Chalela proferiu a sentença, determinando um ano, três meses e 29 dias de pena em regime aberto, substituída por pagamento de cinco salários mínimos. A defesa irá recorrer da decisão.

De acordo com a acusação, entre junho de 2021 e fevereiro de 2022, o sacerdote teria feito propostas à vítima, oferecendo uma "vida de luxo e viagens". A juíza ressaltou que o favorecimento sexual ocorreu devido à condição de prestígio e superioridade hierárquica inerente ao cargo de sacerdote. Mesmo o réu negando o uso de violência, a juíza destacou que o cargo e a função religiosa de Barcelos eram suficientes para constranger a vítima, evidenciando o abuso de poder.

Além da questão do assédio, surgiu a revelação de que a jovem e sua mãe estavam trabalhando na paróquia de forma irregular. A mãe ocupava o cargo de governanta, porém, não possuía carteira assinada. Já a filha, seis meses após iniciar seu trabalho informal na secretaria da igreja, teve sua carteira assinada com um contrato de experiência. Ambas foram demitidas após confrontarem Barcelos pelo seu comportamento.

Barcelos foi afastado da Paróquia de Canela em setembro de 2022, quando o caso veio à tona. Atualmente, ele exerce suas funções na paróquia de Rolante. Quanto aos processos trabalhistas, foi realizado um acordo judicial com a Diocese de Novo Hamburgo, à qual pertence a Paróquia de Canela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários