O governo do Estado participou, nesta segunda-feira (11/3), de audiência judicial com a prefeitura de Osório para tratar da situação do Hospital São Vicente de Paulo. A instituição é motivo de intervenção por problemas financeiros desde 2022, após pedido do Ministério Público que colocou o Estado, temporariamente, como responsável pela administração. A audiência foi parte do processo que visou solucionar amigavelmente o embate.
O consenso entre as partes estabeleceu que ocorrerá a desapropriação pelo âmbito da prefeitura, por meio de linha de crédito junto ao Banrisul e de subsídio do Executivo estadual. Além disso, caberá ao Estado a gestão da instituição, que será realizada por meio de parcerias.
A audiência ocorreu na Câmara de Vereadores de Osório e contou com a participação do vice-governador Gabriel Souza, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, do prefeito da cidade, Roger Caputi, e da interventora Eleonora Gehlen Walcher.
Gabriel avaliou o resultado como positivo, pois resolve o problema da intervenção judicial e garante o atendimento à população. “A solução protege o interesse público, considerando que o hospital é estratégico para a região e possui condições de aumentar os serviços oferecidos”, disse.
De acordo com Arita, o objetivo é manter de forma ascendente a ampliação de serviços necessários em Osório e no Litoral Norte. “O atendimento à população está sempre em primeiro lugar”, pontuou.
Texto: Guga Stefanello/Ascom SES
Edição: Secom
Mín. 13° Máx. 29°