A operação da balsa entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, na Serra, completou um mês de operação no sábado (9/3). Nesse período, foram transportados mais de 20 mil veículos. A embarcação garantiu a retomada do tráfego e a conexão entre o Vale do Taquari e a Serra, depois da queda da ponte, levada pela enxurrada em 2023. A contratação da balsa é um esforço do governo do Estado e das prefeituras para atender à situação emergencial na região.
"Nesse período, foram feitos ajustes na operação, para reduzir as filas e o tempo de espera. Agora, trabalhamos para ampliar o horário de funcionamento da balsa, buscando sempre a segurança dos usuários", destaca o diretor do Departamento de Hidrovias da Secretaria de Logística e Transportes, Reinaldo Gambim.
O governo do Estado segue trabalhando para que uma nova ponte seja construída no local. A nova estrutura receberá um investimento de até R$ 35,9 milhões. O
anteprojeto está pronto e o orçamento passou por revisão para contemplar ajustes solicitados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
O início das obras só depende agora da aprovação do ministério. A nova ponte terá dimensões (altura, largura e capacidade de carga) maiores do que a anterior, conforme legislação vigente. A estrutura terá 320 metros, 51 a mais do que a anterior.
Informações sobre o funcionamento da balsa
Texto: Ascom Selt
Edição: Secom
Mín. 17° Máx. 27°