Farrapos e Jacareí protagonizaram mais um capítulo emocionante na história do confronto na elite do rugby nacional. Em partida eletrizante, realizada neste sábado, dia 26, no Estádio da Montanha, a equipe alviverde conquistou a vitória sobre os paulistas, de virada, pelo placar de 20 a 16, se classificando à semifinal do Campeonato Brasileiro de Rugby – o Super 13, pela terceira vez consecutiva. Na próxima fase, o Farrapos vai reeditar a final de 2018 diante da Poli-SP, fora de casa, valendo vaga à decisão.
Nos últimos três jogos entre as equipes, sendo dois em fases decisivas do Brasileiro de Rugby, a diferença no placar não ultrapassou os cinco pontos. Neste ano, em mais um confronto emocionante dentro das quatro linhas, a sina do equilíbrio entre as equipes permaneceu, protagonizando mais um grande embate em Bento Gonçalves entre as duas tradicionais equipes do rugby nacional.
O jogo:
A partida foi marcada por um número expressivo de penais, aproveitados por ambas as equipes para somar pontos no placar. O primeiro a ir aos postes foi o Farrapos com Facundo Flores, porém o scrum-half desperdiçou a finalização. Aos 7 minutos de jogo, o Jacareí abriu o placar com penal de Leonardo Ceccarelli. Em seguida, em um período de um minuto, dois atletas, um de cada lado, levaram cartão amarelo e deixaram as equipes com um jogador a menos.
O Farrapos teve oportunidades de marcar o primeiro try na partida, entretanto a equipe pecava no excesso de penais no campo ofensivo. Com uma boa atuação do Jacareí, sobretudo no embate físico, os paulistas anularam o poder de ataque do Farrapos, e também tiveram chances de aumentor a diferença no placar. Apesar disso, o Farrapos se manteve sólido defensivamente, impedindo que o adversário chegasse ao ingoal. Após dois penais desperdiçados, o Jacareí conseguiu ampliar aos 28 minutos, com penal convertido por Ceccarelli.
Aos poucos, o Farrapos entrou no ritmo do jogo, exercendo pressão à linha defensiva do Jacareí e equilibrando as ações da partida. Após boas oportunidades, o try alviverde saiu aos 36 minutos da primeira etapa. Após sequência de rucks próxima da linha do ingoal, o Farrapos inverteu o jogo e a bola chegou até a ponta com Teco, que mergulhou para anotar os primeiros pontos do Farrapos no jogo e diminuir a vantagem no placar, 6 a 5 para os paulistas.
Na etapa derradeira, logo aos dois minutos de jogo, Matheus Cunha aumentou a vantagem para os visitantes com try, que foi convertido por Ceccarelli. No entanto, a resposta do Farrapos foi quase que imediata. Aos 9 minutos, em boa trama ofensiva e uma ágil troca de passes, a bola sobrou com Facundo Flores, que quebrou a defesa adversária para marcar o segundo try do Farrapos, 13 a 10.
Aos 19 minutos, Facundo Flores converteu um penal e igualou o placar da partida. Entretanto, o Jacareí voltou à frente do marcador com mais um penal anotado por Ceccarelli. Pressionando os adversários e com maior posse de bola, o Farrapos promoveu um duro embate físico nos minutos finais de jogo, levando a melhor nos scrums e nos rucks, recuperando a bola de forma consecutiva.
Em mais uma boa jogada com passes rápidos e em velocidade, a bola chegou até o capitão Teco, que invadiu a área do ingoal e mergulhou para marcar o try da vitória. Facundo Flores finalizou com precisão a conversão e selou a classificação à semifinal do Campeonato Brasileiro pela terceira vez seguida.
Agora, o Farrapos vai reencontrar a equipe da Poli-SP, reeditando a final do Super 16 de 2018. Com a média dos resultados da primeira fase e das quartas de final abaixo em relação aos paulistas, a equipe alviverde vai decidir a vaga à decisão longe de seus domínios. O confronto da semifinal diante dos atuais campeões brasileiros está previsto para ocorrer no dia 09 de novembro, em São Paulo-SP.
Quartas de Final:
São José-SP 78 x 10 Serra Gaúcha
Curitiba-PR 07 x 38 Pasteur-SP
Farrapos 20 x 16 Jacareí-SP
Poli-SP 45 x 24 Desterro-SC
Semifinais:
São José-SP x Pasteur-SP
Poli-SP x Farrapos
Mín. 16° Máx. 26°