13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Pablo Palma toma posse como secretário-executivo do Gabinete de Crise Climática

Tomou posse, nesta sexta-feira (8/3), o secretário-executivo do Gabinete de Crise Climática (GCC) do Estado, Pablo Souto Palma. Palma foi recebido ...

08/03/2024 às 14h55
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
Leite destacou que o objetivo do gabinete é trabalhar para a melhoria dos sistemas de prevenção e reação a eventos climáticos -Foto: Maurício Tonetto/Secom
Leite destacou que o objetivo do gabinete é trabalhar para a melhoria dos sistemas de prevenção e reação a eventos climáticos -Foto: Maurício Tonetto/Secom

Tomou posse, nesta sexta-feira (8/3), o secretário-executivo do Gabinete de Crise Climática (GCC) do Estado, Pablo Souto Palma. Palma foi recebido no Palácio Piratini pelo governador Eduardo Leite e os secretários do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e da Casa Civil, Artur Lemos Júnior. A Secretaria Executiva está vinculada ao Gabinete do Governador.

O Gabinete de Crise Climática foi instituído em 21 de novembro de 2023, por meio de decreto. A estrutura conta com um plenário, secretaria-executiva, comitês e conselhos de crise e científico. A função do GCC é institucionalizar os fluxos e as relações entre as diversas instâncias dos Executivos estadual e municipais, além de trabalhar para a melhoria contínua dos sistemas de prevenção e reação, unindo o governo, a sociedade civil organizada e a comunidade científica.

“O objetivo deste gabinete de crise é que tenhamos maior segurança e controle na governança das ações relacionadas ao clima, seja pelo encaminhamento de ferramentas que possamos buscar, da sala de situação, seja com discussões sobre transição energética e ações para reduzir o impacto ambiental das atividades humanas”, disse o governador.

Até o momento, a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) ocupava interinamente a função de secretária-executiva do GCC, que passa agora a ser gerenciado por Pablo Palma. A secretária destacou que a chegada de Palma qualifica a estrutura do gabinete.

“Estamos dando mais um passo para monitorar de forma mais clara e com maior frequência as ações relativas às adaptações que serão coordenadas pelo Gabinete de Crise Climática. A chegada do Pablo agrega qualidade à nossa equipe e aumenta nossa força de trabalho”, disse Marjorie.

Pablo Palma
Palma tem mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos na área ambiental -Foto: Maurício Tonetto/Secom

Geólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Palma tem mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos na área ambiental. Foi professor e é conselheiro do Conselho Federal de Engenharia. Logo após a reunião com o governador, Palma destacou a importância do alinhamento para dar continuidade às ações do GCC. “Foi importante ter vindo aqui para estabelecer a transversalidade da ação, que parte do Gabinete do Governador mas passa por diversos órgãos e secretarias de Estado. A partir dessas diretrizes, vamos ouvir todos os atores envolvidos e trabalhar a governança para a gestão de crise climática”, afirmou.

Desde a criação do GCC, duas reuniões já foram realizadas. No primeiro encontro, em 22 de dezembro de 2023, foram apresentadas ações emergenciais recentes em resposta aos desastres naturais que atingiram o Rio Grande do Sul e iniciativas que estão em andamento, como a busca por melhoria do sistema de monitoramento e alertas e treinamento de equipes.

Na segunda reunião, realizada em 25 de janeiro de 2024, o GCC desenhou um panorama geral das medidas emergenciais adotadas pelo Estado, em diferentes frentes, diante das cheias no Vale do Taquari, em setembro de 2023. O terceiro encontro está previsto para acontecer no mês de março, já sob o comando de Pablo.

O Gabinete de Crise Climática é mais uma iniciativa do governo estadual dentro do ProClima2050, com atuação transversal e integração de diferentes órgãos, que tem o objetivo de alcançar resiliência e adaptação climática.

Coordenação dos comitês

  • Comitê de Adaptação e Resiliência – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
  • Comitê de Monitoramento e Alertas – Casa Militar
  • Comitê de Socorro – Casa Militar e Secretaria da Segurança Pública
  • Comitê de Assistência Humanitária – Secretaria de Desenvolvimento Social
  • Comitê de Restabelecimento e Reconstrução – Gabinete do Vice-Governador

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema e Thamíris Mondin/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários